Operativas da SDS vistoriam percurso do Galo da Madrugada 2026
Integrantes das forças policiais inspecionaram um total de 6 quilômetros de vias no Centro da Capital, realizando ações preventivas para garantir a segurança de milhares de foliões
Na contagem regressiva para o desfile da maior agremiação carnavalesca do mundo, foi realizada, nesta sexta-feira (6), a vistoria de todo o percurso do Galo da Madrugada 2026. Ao lado da diretoria do bloco e de representantes de demais órgãos públicos, profissionais das operativas da Secretaria de Defesa Social (SDS) inspecionaram um total de 6 quilômetros de vias do Centro da Capital pernambucana, visando reforçar a segurança de milhares de foliões.
Sob o comando da gerente de Articulação e Segurança de Grandes Eventos da SDS, tenente-coronel Rafaela Reny, as forças de segurança estiveram presentes, com a atuação das polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros. O trabalho integrado resultou numa série de ações preventivas nas respectivas áreas de competência das equipes, com objetivo de identificar e mitigar possíveis riscos durante o desfile, que acontece no sábado, dia 14 de fevereiro, com expectativa de reunir um público de aproximadamente 2 milhões de pessoas.
“O planejamento estratégico da segurança para o Galo da Madrugada de 2026 foi iniciado ainda no ano passado e esta vistoria é uma etapa muito importante nesse processo. As forças de segurança estão sempre trabalhando para assegurar que o pernambucano e o turista de outro estado ou país venha aproveitar os festejos carnavalescos de Pernambuco com muita paz e tranquilidade”, pontuou a tenente-coronel Rafaela Reny.
“Nosso objetivo, a cada ano, é fazer um Galo da Madrugada ainda mais seguro, repetindo o que deu certo nos anos anteriores e melhorando o que pode ser melhorado. E isso não seria possível sem o importante apoio da segurança pública”, avaliou o vice-presidente do Galo da Madrugada, Rodrigo Menezes.
Saindo da Praça Sérgio Loreto, onde está localizada a sede do Galo da Madrugada, o circuito percorreu a Travessa do Forte e Forte das Cinco Pontas, rua Imperial, avenida Dantas Barreto, avenida Sul, rua Saturnino de Brito, rua do Muniz, Praça da Independência, avenida Guararapes (onde acontece a apoteose do Galo) e a rua do Sol (onde o bloco encerra seu desfile, nas proximidades da Ponte Duarte Coelho).
O grupo analisou questões como altura da fiação elétrica, buracos, acúmulo de entulho, imóveis em situação de risco, vias de acesso, locais de interdição, mobilidade, iluminação, limpeza e manutenção das vias. Por ocasião da vistoria, foram verificados entulhos em dois pontos distintos, instalação de fiação irregular de internet e necessidade de ajuste de refletor mal posicionado num dos viadutos da avenida Sul, bem como a necessidade de reforço na caixa de drenagem de água pluvial de um dos trechos da rua do Imperador.
Estiveram presentes também representantes da Neonergia, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e Compesa, além de representantes de telefonia móvel e de TV a cabo.
Na próxima segunda (9), está prevista uma nova vistoria, no horário da noite, desta vez para verificar a segurança dos trios elétricos que vão arrastar os foliões atrás do tradicional desfile da alegoria.








Deixe uma resposta