Destaques Programa de Residência em Geriatria do HSE completa nove meses e reforça atendimento à pessoa idosa

Programa de Residência em Geriatria do HSE completa nove meses e reforça atendimento à pessoa idosa


Equipe é formada por oito médicos preceptores incluindo, um cardiogeriatra e um psicogeriatra, três residentes e uma equipe multidisciplinar.O atendimento às pessoas idosas no Hospital dos Servidores do Estado (HSE), no Espinheiro, recebeu reforço no atendimento com a implantação do Programa de Residência em Geriatria, aprovado pelo MEC em 2024, e que começou a funcionar em março do ano passado. Com o programa, o Ambulatório de Geriatria, que fica no segundo andar, passou a realizar uma média de 200 atendimentos por mês.  

O serviço é composto por oito médicos preceptores incluindo, um cardiogeriatra e um psicogeriatra, cardiologista e psiquiatra especializados em Geriatria.  Eles coordenam atualmente três médicos residentes, e uma equipe multidisciplinar formada por: clínicos gerais, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, nutricionista, terapeutas ocupacionais, psicólogos, dentista, profissionais de Serviço Social, e estudantes em internato, nos últimos anos do curso de medicina.

Profissionais jovens, mas com vontade de conhecer e conviver com o universo da pessoa idosa. O supervisor do Programa de Residência é o médico geriatra, Marcos Holmes Carvalho, 36, que destaca o desafio principal no atendimento ao idoso. ”A idade cronológica não é o parâmetro que melhor reflete a condição de envelhecimento. Podemos receber idosos octogenários com demandas assistenciais basicamente de prevenção e promoção de saúde, e idosos com 20 anos a menos com necessidades de alta complexidade clínica. Nossa equipe de residentes é muito boa, principalmente no cuidado, no trato e no compromisso. São profissionais com formação sólida e experiência clínica, que qualificam ainda mais o serviço”, destaca o geriatra que também é médico da ONU.    

O atendimento aos pacientes idosos começa no ambulatório com a triagem, e de acordo com a necessidade são encaminhados para atendimentos de: saúde mental, demências em fases avançadas, altas complexidades, cardiogeriatria e baixa complexidade.

De acordo com dados do acolhimento realizado, de março de 2024 a dezembro de 2025, as doenças mais prevalentes entre os pacientes são: síndrome da fragilidade, que resulta em declínios nos sistemas muscular e imunológico; dependência para atividades do dia a dia; triagem positiva para comprometimento cognitivo e demências; além de transtornos de humor, ansiedade e depressão, que são acompanhados pelos especialistas. Em caso de internamento são disponibilizados 16 leitos.  

Com complicações devido a uma hérnia, Lúcia Maria de Oliveira, 75, foi internada no HSE, recebeu tratamento, e agora está de alta. “Ela chegou numa situação ruim, mas agora está muito bem, a equipe daqui é excelente”, ressaltou Débora Cristina, a irmã que a acompanhava.

Para o médico residente em Geriatria, Guilherme Silton, 27, que é do Ceará e veio para o Recife em 2015, onde concluiu faculdade e residência em Clínica Médica, o geriatra deve ter muita empatia com o paciente. “Escolhi a Geriatria porque ela combina raciocínio clínico refinado com comunicação e empatia, sempre em diálogo próximo com a família. É uma especialidade em que o vínculo, o alinhamento de expectativas e a tomada de decisão realista são parte central do tratamento, e isso reflete a forma como exerço a medicina”, explica.

A equipe de profissionais realiza reuniões semanais, todas as terças-feiras, para avaliação dos casos. E no intuito de sempre lembrar o ofício que os espera todos os dias, escreveram na mesa onde se encontram: “Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro”.

O atendimento no Ambulatório da Pessoa Idosa do HSE é realizado de segunda a sexta-feira, no horário das 14:00 às 17:00.

Carlos Peruca 08 jan 2026 - 17:53m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Governo Pe – INFORMES  Jan 2026
BORA CONHECER RECIFE?
São Lourenço – provisório 27/08
Prefeitura de Tracunhaém

BORA CONHECER RECIFE?
São Lourenço – provisório 27/08
Prefeitura de Tracunhaém
Governo Pe – INFORMES  Jan 2026