Procissão da Bandeira marca abertura da Festa de Santo Amaro em Jaboatão
Teve início, na noite desta terça-feira (6), a programação da Festa de Santo Amaro, um dos padroeiros de Jaboatão dos Guararapes e uma das manifestações religiosas mais relevantes do calendário municipal. Às 18h, a tradicional Procissão da Bandeira partiu da Colônia dos Padres, em Vila Rica, com destino à Matriz de Santo Amaro, em Jaboatão Centro. Aproximadamente 300 fiéis deram início à caminhada, que ganhou novas adesões ao longo do percurso.
A procissão foi conduzida pelo padre Rogério Silva, pelo prefeito Mano Medeiros e pela primeira-dama Andréa Medeiros, acompanhados por centenas de fiéis. O cortejo foi anunciado e recebido ao som dos sinos, fogos de artifício e contou com o apoio de grupos de jovens católicos e de moradores que aguardavam a passagem da imagem e da bandeira de Santo Amaro ao longo do trajeto.
O prefeito Mano Medeiros destacou a importância da celebração para o município e o espírito religioso da população. “O povo de Jaboatão tem uma fé viva e participativa. A Festa de Santo Amaro é um patrimônio religioso e cultural do nosso município, que fortalece os laços comunitários, movimenta a cidade e renova a esperança das pessoas. É papel da Prefeitura apoiar e valorizar esse momento tão significativo para a nossa população”, afirmou.
Como forma de garantir a organização da procissão, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes mobilizou uma ampla estrutura de apoio, com 24 agentes de trânsito, seis motocicletas e três veículos operacionais, 16 agentes da Guarda Civil Municipal, 30 agentes de regionalização e bombeiros. Também manteve ambulância no percurso da procissão e presente durante o período de missa e evento cultural na Matriz de Santo Amaro.
A chegada à Matriz de Santo Amaro foi marcada pela celebração de uma missa, com a participação do padre Damião Silva, que conduziu momentos de oração e cânticos, momento aguardado pelos fiéis, que movimentaram toda a região central da cidade.
O evento também impulsionou o comércio local, com a presença de empreendedores individuais, comerciantes formais e vendedores ambulantes. Em frente ao Restaurante Rosário, o proprietário Sérgio de Barros, de 50 anos, oferecia um cardápio com opções como pão com charque, espetinhos, sushi, refrigerantes e bebidas. “A expectativa de vendas é boa este ano”, afirmou.
Cidadania — Dando continuidade à programação, nesta quinta-feira (8), a Prefeitura promove a Caravana Jaboatão da Gente, na Rua de Santo Amaro. A iniciativa acontece das 9h às 12h e ofertará uma série de serviços públicos à população, incluindo atendimentos de saúde, emissão e orientação sobre documentação, manutenção de iluminação pública, orientações da Defesa Civil, consulta jurídica, defesa do consumidor, atendimento à mulher, apoio infantil e assistência social, entre outros.
A procissão desta quinta-feira terá início às 18h, a partir da Comunidade Santa Edwiges, em Vista Alegre. A missa será celebrada pelo padre Arlindo Laurindo, da Paróquia de São Pedro, em Tamandaré, e concelebrada pelo padre Adriano Tenório, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Tejipió, Recife. Após a celebração, a programação cultural contará com apresentação de Dudu do Acordeon.
A Festa de Santo Amaro segue até o dia 15 de janeiro, com procissões diárias e a participação de comunidades católicas de diversas localidades, reunindo fiéis em Jaboatão Centro e reafirmando a importância histórica, cultural e religiosa da celebração para o município.




Deixe uma resposta