Destaques E-SUS AF: Pernambuco se torna pioneiro na transformação digital da assistência farmacêutica

E-SUS AF: Pernambuco se torna pioneiro na transformação digital da assistência farmacêutica


A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), realiza nos dias 29 e 30 de setembro de 2025, a Oficina “Transformação Digital na Assistência Farmacêutica e Cuidado Farmacêutico no SUS”, na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), no Recife.

O evento marca um passo decisivo no processo de transformação digital da Assistência Farmacêutica, colocando Pernambuco como estado pioneiro na implantação do e-SUS AF, sistema inovador que substituirá o Hórus e trará maior agilidade, transparência e qualidade para a gestão e o acompanhamento do acesso aos medicamentos no âmbito do SUS. Os primeiros municípios a receber a novidade são Jaboatão, Ipojuca, Caruaru, Salgueiro e Cedro.

Com a implantação do e-SUS AF, será possível monitorar, em tempo real, o caminho percorrido pelos medicamentos, desde o estoque até a dispensação ao usuário, reduzindo o tempo de atendimento nas farmácias da rede pública, ampliando a segurança do paciente e fortalecendo a integração das informações entre os entes federativos. Essa inovação é apoiada pelo datacenter da SES-PE, que garante estabilidade, segurança e suporte para o funcionamento adequado do sistema.

“Pernambuco reafirma seu protagonismo histórico na saúde pública do Brasil ao ser o primeiro a implantar o e-SUS AF. A Oficina representa uma oportunidade singular de mobilização nacional para a modernização da Assistência Farmacêutica, com benefícios diretos para gestores, profissionais e, principalmente, para a população, que passará a contar com um SUS mais moderno, resolutivo e próximo de quem mais precisa”, diz o diretor da Farmácia do Estado, Jean Batista de Sá.

Além da digitalização da gestão, a Oficina terá como foco o fortalecimento do cuidado farmacêutico no SUS, por meio da adoção do método clínico e da valorização do registro qualificado das atividades dos farmacêuticos, o que permitirá dar maior visibilidade ao impacto de sua atuação na linha de cuidado dos usuários. Será, portanto, um espaço de aprendizado, trocas de experiência e construção coletiva, com o objetivo de consolidar um novo marco para a Assistência Farmacêutica no Brasil.

“A gente está organizando a ciência farmacêutica no Sistema Núcleo de Saúde e, pela primeira vez, conseguimos pactuar dados importantes com estados e municípios para o Governo Federal, garantindo planejamentos, organizações e compras mais fidedignas. O evento é o pontapé inicial da informatização da ciência farmacêutica, pensando o Brasil de forma sistêmica e organizada no abastecimento e no cuidado, unindo estoques, planejamento e segurança na dispensação”, afirma o coordenador geral de Assistência Farmacêutica Especializada no MS, Dalmare Sá.

“Pernambuco tem papel central nessa história: daqui surgiram o Programa Farmácia Popular, inspirado na farmácia do LAFEP, e o sistema HÓRUS, criado no Recife e utilizado em todo o país. Pernambuco sempre foi o nosso grande teste para levar inovações ao Brasil e agora volta a ser o primeiro local desse novo passo”, completou.

A programação do evento prevê a apresentação do Plano Operativo de Transformação Digital da Assistência Farmacêutica (e-SUS AF, MedSUS e BNAFAR), palestra sobre o cuidado farmacêutico no SUS e o método clínico, minicursos sobre o sistema e-SUS AF, cuidado farmacêutico e sobre a sala de apoio institucional do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, garantindo suporte técnico e integração entre gestores e profissionais.

O diretor de Informatização e Inovação em Saúde da SES-PE, Rodrigo Brennand, falou da importância do estado incentivar a transformação digital. “Este projeto é um marco transformador, pois a forma como estamos operacionalizando o piloto inova em relação à experiência histórica com o Ministério da Saúde. Anteriormente, a relação era descentralizada. Agora, adotamos um modelo colaborativo, que garante sustentabilidade aos estados, considera as necessidades dos municípios e assegura a continuidade e aprimoramento das soluções”, pontua.

Rodrigo Brennand destaca, ainda, que a “transformação digital é um caminho sem volta. Nós defendemos bastante que isso seja ampliado para outras frentes. As soluções digitais vieram para ficar, ser a nova normativa do dia e nos libertar de debates que já deveriam ter sido superados. Ainda virá muita coisa boa por aí e Pernambuco voltará a ser o primeiro lugar em transformação digital”, expressou.

Carlos Peruca 30 set 2025 - 10:58m

0 Comentários

Deixe uma resposta


CAMPANHA RECIFE É PRA FICAR DE 05 Á 26 DE SETEMBRO 2025
São Lourenço – Setembro
Prefeitura de Tracunhaém
Governo Pe – INFORME REGULARES 2025

CAMPANHA RECIFE É PRA FICAR DE 05 Á 26 DE SETEMBRO 2025
São Lourenço – Setembro
Prefeitura de Tracunhaém
Governo Pe – INFORME REGULARES 2025