
“Trupe Pernambuco Meu País” ganha as ruas de Salgueiro e anuncia a chegada do festival itinerante na cidade
Com o lema “Amanhã é festa, mas hoje já tem magia!”, grupo de artistas levou música, cor e alegria às principais vias do primeiro município-sede do Festival Pernambuco Meu País 2025
Fotos: Juana Carvalho/Secult-PE/Fundarpe
“Amanhã é festa, mas hoje já tem magia!” – Este foi o lema que anunciou a chegada do Festival Pernambuco Meu País 2025 no primeiro município-sede desta edição: Salgueiro. A largada foi dada nesta quinta-feira (24), por um arrastão cultural promovido pela “Trupe Pernambuco Meu País”, que ganhou as principais vias da cidade, levando música, cor e alegria para todos os públicos. Em um cortejo de mais de duas horas de duração, artistas de linguagens como circo, dança, teatro, música e poesia fizeram o prenúncio da imersão cultural e da celebração ao orgulho pernambucano dos próximos dias.
“A Trupe chegou nesta segunda edição do festival sendo uma novidade para a cidade de Salgueiro, que também é uma novidade no nosso circuito, recebendo o evento pela primeira vez. Com toda esta celebração de estreias, diversos artistas saíram no dia que antecede a abertura do festival, fazendo com que a população entrasse no universo imaginário e sentisse um pouco do gostinho do que vai ser viver todo o Festival Pernambuco Meu País”, explicou a diretora de Ações Culturais da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Carla Pereira.
Com concentração e saída marcados em um dos principais pontos do município, a Roda do Prefeito (Girador do Prado), na Avenida Antônio Angelim, ao final da tarde, diversos artistas já se preparavam – ao ar livre, em seus camarins móveis -, fazendo os últimos ajustes de maquiagem, figurino e som para a saída oficial. Performances convidativas já chamavam a atenção dos passantes, ao som dos ritmos tradicionais do Estado, como o frevo, maracatu, coco e mais. Toda a trilha do espetáculo foi amplificada e abrilhantada pelo Som na Rural, projeto itinerante, já conhecido no Estado, por circular transformando espaços públicos em cenários culturais.

Ainda na concentração, a “Trupe Pernambuco Meu País” fez os últimos ajustes de figurino e maquiagem ao ar livre, em seus camarins móveis
Por volta das 17h, foi a hora do show começar no palco mais democrático de todos – a rua. Puxados por performances dos artistas Charlene dos Santos e Guilherme Milleron, as atrações Orí Cia de Dança, Trupe Vivarte e os Pernaltas da Trupe, da ASSARTI, foram tomando a cidade. Fazendo pausas estratégicas de interação com o público, incluindo acrobacias e inserção de pirotecnias, ao longo do percurso, o grupo de artistas contribuiu ainda mais para a adesão do público ao clima do festival. A parada final se deu na altura do Museu do Couro, espaço que também sediará polos culturais durante o evento.
Para a aposentada Socorro Dantas, moradora do município há mais de 30 anos, o cortejo marca uma nova inserção das artes na cidade. “É uma ação muito bonita, uma novidade que nós não tínhamos em Salgueiro, e que nós devemos prestigiar, por ser um desfile que traz cultura, grandeza, e só enriquece o município e o Estado como um todo. Aqui, na nossa cidade, nós nos sentimos muito privilegiados em assistir a um espetáculo como este”, ressaltou.
Fazendo acrobacias e inserindo pirotecnias ao espetáculo, o grupo de artistas contribuiu ainda mais para a adesão do público ao clima do festival
Segundo o coordenador de Atividades Culturais da Fundarpe, Ary Valença, responsável pela curadoria e direção do projeto, a estreia da Trupe marcou um pontapé do festival em clima de felicidade coletiva. “Estamos ascendidos e muito aquecidos, inclusive para os próximos que virão, com a receptividade do público, que, como prometido, participou inteiramente do espetáculo, de forma emocionante, participativa e muito festiva, assim como o povo de Pernambuco. Fomos recebidos de braços abertos por Salgueiro e assim contamos que seja com as outras cidades que vamos percorrer”, vibrou.
A “Trupe Pernambuco Meu País” segue pelos municípios-sedes do festival: Buíque (31/07), Bezerros (7/08), Pesqueira (14/08), Gravatá (21/08), Arcoverde (28/08) e finaliza em Caruaru (4/09). Mais informações sobre os desfiles e a cobertura pelos municípios-sedes poderão ser encontradas no Instagram oficial do festival, o @festivalpernambucomeupais e pelo @culturape.
Deixe uma resposta