Destaques Série da Rádio Alepe sobre Zika vence edição especial do Prêmio Synapsis

Série da Rádio Alepe sobre Zika vence edição especial do Prêmio Synapsis


Reportagem havia obtido primeiro lugar na edição convencional do Prêmio, em 2017

A série “A Vida Depois da Zika”, produzida pela Rádio Alepe em 2017, voltou a ganhar destaque nacional ao ser reconhecida mais uma vez no Prêmio Synapsis FBH de Jornalismo. A produção, vencedora da 3ª edição do prêmio na categoria Rádio, foi novamente agraciada na edição especial comemorativa do concurso, que reuniu e homenageou os vencedores das sete edições anteriores. Desta vez, o público teve a oportunidade de votar nas reportagens mais marcantes já premiadas.

Promovido pela Federação Brasileira de Hospitais (FBH), o Prêmio Synapsis valoriza o jornalismo voltado para questões da saúde no Brasil, promovendo debate qualificado sobre os desafios e avanços do setor. Em 2025, o prêmio chegou à sua 8ª edição com um formato especial, reforçando o compromisso com pautas relevantes para o sistema de saúde público e o setor privado.

A cerimônia de premiação aconteceu na quarta-feira (2), no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento contou com a presença de parlamentares, autoridades da saúde, jornalistas e representantes de instituições hospitalares de diversas regiões do país. A iniciativa teve parceria da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Serviços de Saúde.

A Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foi representada pela gerente da TV Alepe, Tayza Lima, que, ao lado da repórter Isabela Senra, assinou a produção da série vencedora.

Durante a cerimônia, Tayza destacou a importância da premiação como forma de chamar atenção para a realidade atual das crianças com microcefalia e suas famílias. “Elas ainda enfrentam enormes desafios e precisam do apoio contínuo da sociedade e do poder público”, afirmou. A série também incentivou o engajamento com iniciativas como a União de Mães de Anjos, associação de Pernambuco que oferece suporte às famílias afetadas pela síndrome.

Reportagem
Veiculada entre julho e agosto de 2017, a série “A Vida Depois da Zika” mergulhou nos impactos da epidemia do vírus, quase dois anos após os primeiros casos de microcefalia serem registrados em 2015. A série abordou o cotidiano das famílias, os desafios de acesso a tratamentos e políticas públicas e os esforços de associações civis em prestar apoio às crianças afetadas.

Na 3ª edição do Prêmio Synapsis, a produção da Rádio Alepe foi premiada entre mais de 130 trabalhos inscritos. Ao ser novamente reconhecida nesta edição comemorativa, a série reafirma sua relevância jornalística e humana, ao mesmo tempo em que convida o público a refletir sobre os avanços — e os desafios persistentes — enfrentados por essas crianças, quase uma década após o surto da doença.

Carlos Peruca 04 jul 2025 - 11:34m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Prefeitura de São Lourenço – Título
Prefeitura de Tracunhaém
Prefeitura do Recife

Prefeitura de Tracunhaém
Prefeitura do Recife
Prefeitura de São Lourenço – Título