Destaques Drica Ayub lança videodança da música Longa Repentino do Forró Mourisco

Drica Ayub lança videodança da música Longa Repentino do Forró Mourisco


Primeira exibição será no dia 14 de maio no Bar Super 8 e terá bate-papo sobre o processo criativo com artistas e intérprete de libras

Como resultado de investigação da artista da dança e performer Drica Ayub, em diálogo com a pesquisa da dupla de músicos da banda Forró Mourisco, Rodrigo Gondão e Rannier Venâncio, a música “Longa Repentino” agora ganha a roupagem de uma videodança que tem como fio condutor o resgate da ancestralidade nordestina muito influenciada pela cultura árabe e suas históricas migrações. Em uma conversa entre Oud (antecessor do Alaúde) e rabeca, som e corpo, dança e desenho, imagem ficcional e real, a videodança poderá ser assistida pela primeira vez no próximo dia 14 de maio (quarta-feira), às 20h, gratuito e aberto ao público, no Bar Super 8, que fica na Rua Mamede Simões, Centro do Recife. 

O evento, que contará com interpretação em libras, terá bate-papo entre o músico e etnomusicólogo Lucas Oliveira e o músico Rodrigo Gondão sobre a influência árabe na música nordestina, e também sobre o processo de criação com Drica Ayub, criadora,roteirista e performer da videodança, e com Natalia Correa, também roteirista e diretora da obra. 

“A videodança faz referência às migrações desérticas e aos deslocamentos étnicos, desenhando uma narrativa histórica que é dançada sobre a fusão das sonoridades nordestinas e árabes experimentadas pela banda Forró Mourisco. Dança, música e desenho se misturam de forma onírica, costuram e moldam a imagem transmitindo as sensações para a tela neste espaço ficcional, também com um tom documental por abordarem os deslocamentos diaspóricos característicos da história dos povos em uma viagem às paisagens, às referências históricas e suas bases culturais mouras que influenciaram direta e indiretamente as nossas manifestações, principalmente a música nordestina. Outros aspectos e heranças do povo negro também se entremeiam quando trazemos o corpo em dança e seus conteúdos para a imagem-cena. Aspectos esses característicos da cultura pernambucana e suas danças populares, como o frevo, o maracatu rural, a capoeira e o cavalo marinho”, expressa a performer Drica Ayub. 

A videodança da música “Longa Repentino” foi gravada no Vale da Lua, situado na Vila Nazaré, no Cabo de Santo Agostinho, litoral Sul de Pernambuco. Encarnada na obra e em cena como uma peregrina, a performer Drica Ayub carrega consigo um cajado que se torna elemento essencial na criação dos cenários. A figura da mulher peregrina, que representa a própria passagem da cultura moura pelos países, também cria, transforma e interage com a paisagem local, deixando marcas visíveis e invisíveis em desenhos que contam histórias. Os desenhos no chão e no espaço na videodança simbolizam as marcas deixadas pela cultura moura e suas influências na construção das culturas mundiais.  

A música “Longa Repentino”, já gravada em single em 2023, resulta da pesquisa e fusão sonora dos músicos e pesquisadores Rodrigo Gondão e Rannier Venâncio. Numa conversa entre o baião de repente e a música árabe, herança sobretudo do norte de África, a experimentação musical da dupla cria e apresenta novas paisagens, abrindo espaço para investigações sonoras e propondo novas possibilidades de construções artísticas para a música, sobretudo o forró instrumental. 

“O diálogo entre linguagens artísticas, culturas e estéticas, visibilizando e valorizando a cultura nordestina e suas origens, abre perspectivas que podem gerar novas pesquisas e atuações no campo das artes cênicas, visuais e também para a música e arte sonora. A ideia da videodança foi adicionar camadas à música ‘Longa Repentino’ da banda Forró Mourisco, abrindo espaço para outras escutas e percepções. A videodança é uma narrativa corporificada das histórias que desejamos contar, em um cenário real e sobreposto a um cenário imaginário animado pelo ilustrador Toni Braga”, detalha Drica Ayub. 

Após os eventos de lançamento da videodança, a obra audiovisual será disponibilizada nos perfis do Youtube da banda Forró Mourisco e da artista Drica Ayub, a partir do dia 10 de junho. O single homônimo da videodança, “Longa Repentino”, já pode ser ouvido nas principais plataformas de streaming. 

Ações de lançamento e difusão da videodança “Longa Repentino”: 

14/05 – 20h: Lançamento da VIDEODANÇA LONGA REPENTINO no bar Super 8 (Rua Mamede Simões) com bate papo com o músico e etnomusicólogo Lucas Oliveira e o músico Rodrigo Gondão a respeito da influência árabe na música nordestina e sobre o processo de criação com Drica Ayub, roteirista e performer, e Natalia Correa, roteirista e diretora com intérprete de libras 

17/05 – 20h: Exibição da VIDEODANÇA LONGA REPENTINO e show da dupla FORRÓ MOURISCO na Casa Lontra (Rua Bispo Cardoso Ayres, 72, Boa Vista) 

25/05 – 17h: Exibição da VIDEODANÇA LONGA REPENTINO e show da dupla FORRÓ MOURISCO na Alma Arte Café (Olinda)

06/06 – 11h: Exibição da VIDEODANÇA LONGA REPENTINO com AUDIODESCRIÇÃO e pocket show na Associação Beneficente de Cegos do Recife (Assobecer)

Ficha Técnica – Videodança da música “Longa Repentino”: 

Produção Executiva e Coordenação de Produção: Drica Ayub
Concepção, Criação e Performance: Drica Ayub
Direção e Montagem: Natália Correa
Roteiro: Drica Ayub e Natália Corrêa
Direção de Movimento: Rebeca Gondim
Direção de Fotografia: Rodrigo Garcia
Assistente de Produção: Rebeka Barbalho
Assistente de Câmera: Rodrigo Serafim
Desenhos: Toni Braga
Foley: Johann Brehmer
Design Gráfico e Colorização: Rodrigo Garcia
Equipe de Audiodescrição: Ferva Acessibilidade: Vanessa Marques
Música: Forró Mourisco (Rodrigo Gondão e Rannier Venâncio)
Assessoria de Imprensa: Dea Almeida (Alcateia Comunicação e Cultura)

Carlos Peruca 09 maio 2025 - 12:35m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Xeque Treinamentos Chega à Carpina
Prefeitura de Tracunhaém
Prefeitura de São Lourenço

Prefeitura de Tracunhaém
Xeque Treinamentos Chega à Carpina
Prefeitura de São Lourenço