Destaques Mestre Zuza, de Tracunhaém recebe título de Notório Saber da UPE

Mestre Zuza, de Tracunhaém recebe título de Notório Saber da UPE


Cerimônia de entrega da honraria aconteceu na manhã desta terça-feira -feira, 23, em evento festivo  no Recife, no qual reuniu artistas, professores, pesquisadores e convidados especiais 

Na manhã desta terça-feira, dia 23, o Mestre Zuza, de Tracunhaém  – um dos maiores ceramistas da atualidade do Estado e exterior, participou, na Universidade de Pernambuco (UPE), com sede no Recife, da cerimônia de entrega do Título de Notório  Saber em Cultura Popular, Edição 2023, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Esta é a terceira vez do evento. 

A festa, marcada pela presença da reitora da UPE,  Profª. Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti; da presidenta da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Renata Duarte Borba; e professores, pesquisadores, artistas e convidados, teve como proposta reconhecer a dedicação do Mestre Zuza  em prol da cultura pernambucana, por meio da sua habilidade artística de criar e recriar artesanatos utilitários e figurativos. Esta é a primeira vez que o artista é condecorado com uma honraria desta simbologia por uma universidade pública, em mais de cinquenta anos dedicados ao ofício do artesanato em barro.  Durante a solenidade, Mestre Zuza presenteou a reitora da UPE com uma de suas obras, que foi entregue em mãos pelo próprio artista.

A condecoração recebida pelo Mestre Zuza, em reconhecimento aos seus saberes e fazeres, é um instrumento que vai permitir que ele ministre cursos, palestras, oficinas, entre outras formações, voltadas ao seu ofício do artesão, em  universidades e outras instituições de ensino no Brasil e no exterior. 

Mestre Zuza é formado em história pela UPE. Ele também é pós-graduado em história do Brasil pela UNIVISA. Além disso, ele é Patrimônio Vivo Municipal da cidade de Tracunhaém – conhecida culturalmente como a Capital do Artesanato em Barro, localizada na Zona da Mata Norte do Estado.  

“É com imensa alegria poder voltar  à UPE, lugar que conclui meu curso de história, em 1993, e receber uma importante horária para minha vida e carreira profissional. Agradeço a universidade por essa iniciativa. Aqui fui aluno, aprendi e cresci como historiador, embora não esteja na sala de aula. Mas, o que mais me emociona, hoje, é ser agraciado e ser reconhecido pela minha trajetória dedicada à arte do barro. Viva a educação, cultura e história de nossa gente “, celebrou, emocionado. 

Fotos: Salatiel Cícero

Carlos Peruca 24 abr 2024 - 16:05m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Governo de Pernambuco soubesse Não?
São Lourenço da mata

Governo de Pernambuco soubesse Não?
São Lourenço da mata