Destaques Soltura de 108 filhotes de tartaruga da espécie cabeçuda movimenta orla do Jaboatão, nesta segunda

Soltura de 108 filhotes de tartaruga da espécie cabeçuda movimenta orla do Jaboatão, nesta segunda


Considerado um dos maiores berçários de tartarugas de Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes registrou o nascimento e soltura de 108 filhotes, na orla de Piedade, na tarde desta segunda-feira. O ninho vinha sendo monitorado desde o momento da desova pelo Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos e Silvestres (Moamas), da Secretaria de Meio Ambiente do município. E a soltura foi acompanhada por diversas crianças e adultos, além do prefeito Mano Medeiros e representantes do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) e órgãos ambientais.

No momento, há outros sete ninhos sendo monitorados no Jaboatão, para garantir a preservação desses animais. O primeiro ninho do ano eclodiu na primeira semana de janeiro, com 104 filhotinhos da espécie tartaruga-de-pente, a mais comum na área, totalizando 212 filhotes neste mês. A oliva também é encontrada entre as espécies que desovam no município. Conforme o chefe do Moamas, o técnico Adriano Artoni, os filhotinhos de tartaruga levam entre 45 e 70 dias para nascer. E cada tartaruga pode colocar até 200 ovos.

Moradora de Piedade, a dentista Andrea Câmara foi junto com o marido, Carlos, o filho Pedro, de 7 anos, e a sobrinha Maria Clara, de 6 anos, acompanhar a soltura dos animais. Coincidentemente encontrou no local a amiga Izabella Lins, também dentista, que veio do bairro das Graças, no Recife, com o marido, Emmanuel, e o filho Arthur, de 7 anos. “Gostamos de proporcionar diferentes conhecimentos para o Arthur, então aproveitamos a oportunidade e viemos, não é tão longe”, afirmou Izabella, rindo.

“Em toda a orla do município já foram registrados ninhos de tartarugas, um espetáculo da natureza que se repete há anos e que precisa ser preservado. Para isso, em breve contaremos com mais uma ferramenta, o espaço Vida Marinha, que está em construção em uma parceria com a empresa Orizon e apoio do Tamar/ICMBio, e será o primeiro equipamento de exposição e estudos sobre o ambiente marinho da Região Metropolitana”, destaca o prefeito Mano Medeiros. Construído em contêineres, o Espaço está em fase de acabamento e a previsão é de que seja inaugurado na segunda quinzena de fevereiro. As obras também foram visitadas pelo prefeito e representantes da Orizon, na tarde desta segunda-feira.

Carlos Peruca 23 jan 2024 - 21:11m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Governo de Pernambuco – Soubesse não
Sao Lourenço creche novo

Governo de Pernambuco – Soubesse não
Sao Lourenço creche novo