Bloco Tem que Respeitar fez sua estreia em Olinda
A Secretaria da Mulher de Pernambuco estreou nesta quarta-feira (12) o Bloco “Tem Que Respeitar”, que saiu na abertura do Carnaval em Olinda. A iniciativa reforçou a mensagem da campanha de 2026, “Em Todo Lugar, Tem que Respeitar”, e levou para as ruas a mobilização pelo enfrentamento à violência de gênero durante o período carnavalesco.
Durante todo o desfile do bloco, equipes da Secretaria da Mulher intensificaram suas ações educativas e de sensibilização sobre importunação sexual, violência doméstica e outras formas de violência contra as mulheres. “É muito bom ver que as mulheres estão em toda parte e ocupando cada vez mais espaços. Trazer essa mensagem para o meio da folia faz com que a gente se sinta mais segura”, avalia a professora Rita de Cassia.
Após a estreia em Olinda, o bloco também estará em Bezerros, no domingo, dia 15, junto com os Papangus de Bezerros. Depois será a vez do arquipélago de Fernando de Noronha receber o bloco para esse recado tão importante de enfrentamento à violência de gênero, no dia 16. Depois o bloco se une aos Caretas de Pesqueira para a campanha de sensibilização, no dia 17. A proposta é ocupar os principais polos da folia com informação, sensibilização e diálogo direto com a população, fortalecendo a mensagem de que o respeito às mulheres é fundamental em todos os espaços.
Para a secretária da Mulher, Juliana Gouveia, o bloco representa a presença do Estado nas ruas durante a maior festa popular. “O Bloco Tem Que Respeitar nasce para reforçar que Carnaval também é lugar de respeito. As mulheres têm o direito de brincar com segurança, liberdade e dignidade. Quando dizemos ‘Em Todo Lugar, Tem que Respeitar’, é para afirmar que não existe exceção. Seja na rua, no palco, nos blocos ou dentro de casa, o respeito às mulheres precisa ser garantido”, destacou.
Fotos: PorJady
Assessoria de comunicação
Josilene Marins – 81 9 9212-2070
Débora Eloy – 81 9 9488-3620






Deixe uma resposta