Destaques Bloco da Folia Segura, do Governo de Pernambuco, mobiliza estabelecimentos comerciais para proteger crianças e adolescentes durante o Carnaval

Bloco da Folia Segura, do Governo de Pernambuco, mobiliza estabelecimentos comerciais para proteger crianças e adolescentes durante o Carnaval


A campanha educativa, realizada pela SCJ-PE, passou por estabelecimentos comerciais de Recife e Olinda para conscientizar sobre a importância da prevenção e da denúncia de violações

A Campanha Bloco da Folia Segura foi para as ruas, nesta quarta-feira (11), levando informação e conscientização para postos de combustíveis, bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais das cidades de Recife e Olinda. A mobilização, promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ-PE), amplia o alcance das ações de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes ao dialogar diretamente com estabelecimentos que concentram grande circulação de pessoas durante o período carnavalesco.

A estratégia aposta na presença territorial e na articulação com comerciantes e trabalhadores do setor de serviços como aliados na rede de proteção. Equipes da SCJ-PE estão realizando abordagens educativas, distribuindo materiais informativos e orientando sobre como identificar situações de risco e acionar os canais oficiais de denúncia diante de casos de violência.

Ao direcionar a ação para pontos estratégicos das cidades, a campanha reforça que a proteção não se limita aos polos oficiais da folia. A prevenção também passa por espaços de convivência, circulação e consumo, onde a atenção e a responsabilidade coletiva são fundamentais para garantir ambientes seguros para o público infantojuvenil.

Para a secretária da Criança e da Juventude, Yanne Teles, a iniciativa fortalece o compromisso do Estado com uma atuação integrada e permanente. “A prevenção exige presença e diálogo. Ao envolver bares, restaurantes e postos de combustíveis, estamos incorporando atores estratégicos à rede de proteção e criando um ambiente mais vigilante, informado e preparado para agir diante de qualquer violação de direitos. A responsabilidade é compartilhada e precisa estar presente em todos os territórios”, afirmou.

A campanha integra as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as políticas públicas estaduais voltadas à proteção integral desses públicos. Durante as abordagens, a população é orientada sobre os canais disponíveis para denúncia e acolhimento. O Disque Direitos Humanos (Disque 100), o WhatsApp da SCJ-PE (81) 98494-1767 e o 190, da Polícia Militar, permanecem como instrumentos fundamentais para o enfrentamento às violações.

Fotos: Divulgação/SCJ-PE

Carlos Peruca 12 fev 2026 - 8:21m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Recife – Carnaval
Prefeitura de Tracunhaém
Gov Pe – IPVA
São Lourenço – Jan 2026

Prefeitura de Tracunhaém
Recife – Carnaval
Gov Pe – IPVA
São Lourenço – Jan 2026