Balanço 2025: confira o que Eduarda Gouveia fez em menos de um ano como prefeita de Carpina
O que é possível realizar em menos de 12 meses de gestão? Em Carpina, a prefeita Eduarda Gouveia responde com trabalho, entregas e transformação. Desde o dia 1º de janeiro de 2025, o município vive uma nova fase de desenvolvimento, com ações que alcançam todas as áreas da administração pública.
Ao todo, já são 21 ruas pavimentadas em paralelo e 10 ruas asfaltadas em diferentes bairros, promovendo mobilidade, segurança e valorização da área urbana à Zona Rural. Confira a lista completa:
Ruas pavimentadas em paralelo:
- Rua Projetada 08 (Lot. Aparecida)
• Rua Projetada 09 (Lot. Aparecida)
• Rua Projetada 12 (Lot. Aparecida)
• Rua Principal (Três Marias)
• Travessa 01 (Três Marias)
• Travessa 02 (Três Marias)
• Travessa 03 (Três Marias)
• Rua Pe. Genário de Melo (Três Marias)
• Rua Principal (Caraúba Torta)
• Rua Principal (Chã do Meio)
• Rua Projetada 01 (Caramuru)
• Rua Projetada 02 (Caramuru)
• Rua João Nogueira Fidelis (Cajá)
• 11ª Travessa Capitão Osvaldo Freire (Cajá)
• Rua Jaime Vicente Firmino (Bairro Novo)
• Rua Enf. Antônio Vicente Firmino (Bairro Novo)
• Rua Esperança (Bairro Novo)
• Rua Projetada 02 – Loteamento Vicente Correia (Bairro Novo)
• Rua Projetada 04 – Loteamento Vicente Correia (Bairro Novo)
• 1ª Travessa Francisco Paulo Marciel (Bairro Novo)
• 2ª Travessa Francisco Paulo Marciel (Bairro Novo)
Ruas asfaltadas:
- Av. Capitão Oswaldo freire (Cajá)
- Rua José Jaime Coutinho Dias (B.novo)
- Av sinzenando Carneiro Leão (Lot Santana)
- Rua Antônio bione (Centro)
- Rua da Independência (Centro)
- Travessa da Independência (Centro)
- Av. COHAB (Santo Antônio)
- Acesso ao Carneiro Leão
- Av. Rádio Clube (Cajá)
- Rua Bernardino Caetano (São José)
Como forma de garantir mais estrutura para a população, diversas unidades passaram por reforma ou revitalização: as UBSs do Bairro Novo, Aparecida, Cohab, Senzala e Santo Antônio I e II, além do CEO, CEA e CAPS. Além disso, diversas especialidades médicas passaram a ser oferecidas nas UBSs, ampliando os tipos de atendimentos para a população.
No início do ano, a gestão entregou a Ala Provisória de Urgência e Emergência da Unidade Mista, como forma de garantir um espaço mais digno aos pacientes. Mas os planos são maiores: o local já está em obra para se tornar uma UPA 24h. Simultaneamente, outra grande obra está em percurso: o Hospital da Mulher, Criança e Adolescente. A construção dos dois equipamentos é um marco histórico para o município.
Além disso, também já estão em andamento as obras de construção do Polo Gastronômico e do Polo Comercial, que vão valorizar comerciantes e fornecer um novo ponto turístico no município. Todos os empreendedores envolvidos passaram por um ciclo de capacitação profissional.
As escolas do município ganharam um olhar especial com a gestão Eduarda Gouveia. O Eliane Carneiro e o Pio X estão em obras, passando por uma reforma completa, que vai entregar em 2026 uma unidade escolar transformada para alunos e profissionais da educação.
Gerar oportunidades é um dos compromissos da gestão. Por isso, o município ofereceu mais de 50 oficinas profissionalizantes e cursos de capacitação ao longo de 2025. Isso significa mais de mil pessoas certificadas em diferentes áreas, de estética à culinária.
A prefeitura lançou o Programa IPTU Premiado, iniciativa que neste primeiro ano sorteou mais de R$ 47 mil em prêmios para contribuintes com o pagamento do imposto em dia. Esse, se une a outros programas transformadores: o Ilumina Carpina 100% LED, que já substituiu 5.390 lâmpadas no município; o Prefeitura nas Ruas, que todos os sábados leva serviços urbanos diretamente aos bairros; o Saúde Itinerante, que todas as quartas aproxima os cuidados médicos das comunidades; e o TEIA, que é voltado à educação inclusiva com tecnologia nas escolas.
Neste ano, também foram implantados o Peixe na Mesa, que garantiu alimento na Semana Santa para famílias em situação de vulnerabilidade, além do Programa NEM NEM, uma iniciativa de integração de jovens de 15 a 29 anos que não estudam nem trabalham no mercado de trabalho.
A tradicional Festa de Reis devolveu a tradição do município em 2025 e já tem programação confirmada para 2026. Além disso, a prefeitura realizou o Carnaval Multicultural e o maior São João da sua história: o Carpina São João Arretado, que teve sete dias de festa. Além disso, o aniversário de 97 anos de Carpina teve a celebração resgatada em grande estilo, com shows e desfile cívico.
A criação e realização do 1º Circuito de Conexões Artesanais também foi destaque na programação cultural, assim como o Domingo na Praça, realizado mensalmente com atividades para toda família. Pensando em mais políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes, Carpina já iniciou o percurso para receber o Selo UNICEF. Inclusive, pela primeira vez, realizou o Parque das Crianças no mês de outubro.
O cuidado com a segurança das mulheres é uma das principais missões da gestão municipal. Em 2025, Carpina fortaleceu as políticas de proteção com uma viatura exclusiva da Patrulha Maria da Penha, ampliando a rede de enfrentamento à violência doméstica. Além disso, promoveu o fortalecimento do acolhimento às vítimas, garantindo escuta qualificada, orientação e encaminhamento para os serviços de proteção e assistência.
A segurança também avançou no ambiente estudantil com a implantação da Patrulha Escolar, que atua no entorno das unidades de ensino. O município ainda realizou a implantação e requalificação da sinalização viária, com novas placas e melhorias na organização do trânsito.
Em parceria com o Governo de Pernambuco, diversos veículos foram adquiridos pelo município para atender a população em diferentes áreas. Para a Educação, foram 9 ônibus escolares, incluindo um marruá para a Zona Rural, e uma van. Na saúde, foram 5 novas ambulâncias. Além disso, 4 motos para fiscalização de trânsito.
Com planejamento e responsabilidade para com a população, a gestão projeta ainda mais avanços para 2026. Novas obras, programas e investimentos estão sendo preparados para seguir transformando Carpina e, assim, garantir mais qualidade de vida para cada carpinense.



Deixe uma resposta