Governo de Pernambuco realizará obra de contenção de encostas em Paulista, no Grande Recife
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), lançou a licitação das obras de contenção de encostas em Paulista, no Grande Recife. Edital publicado no Diário Oficial do Estado prevê a contratação de empresa que executará os serviços, beneficiando 139 famílias, num total de aproximadamente 1.000 pessoas.
No aviso de licitação do DO de 13/12/25 estão incluídas duas encostas: a da Rua Surubim (bairro de Arthur Lundgren II) e a da Rua Professor Teodósio Filho (bairro da Mirueira). O valor máximo a ser contratado é de R$ 11.018.569,58.
As duas áreas estão classificadas como R3, equivalente ao grau de risco de deslizamento alto, em razão das condições geotécnicas do terreno e do histórico de instabilidade associado, sobretudo, aos períodos de chuvas intensas.
“Estudos técnicos realizados pelos órgãos competentes identificaram a necessidade de intervenções estruturais para garantir a estabilidade dos taludes, reduzir o risco de deslizamentos e assegurar a proteção da população residente no entorno”, afirma o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano da Seduh, Francisco Sena.
A obra de Paulista em números
11.018.569,58 reais é o valor máximo estimado
Rua Professor Teodósio Filho, Mirueira
5.974,65 m² será a área da intervenção na encosta
262,04 metros é a extensão da encosta
92 famílias beneficiadas
368 pessoas abrangidas
Rua Surubim, Arthur Lundgren II
1.937,75 m² será a área da intervenção na encosta
220,91 metros de extensão da encosta
47 famílias beneficiadas
556 moradores abrangidas
Os benefícios da intervenção alcançam diretamente 92 famílias (aproximadamente 368 pessoas) na Rua Professor Teodósio Filho e 47 famílias (cerca de 188 pessoas) na Rua Surubim, totalizando 139 famílias e aproximadamente 556 moradores beneficiados
As soluções de engenharia adotadas preveem, para ambas as áreas, a aplicação da técnica de solo grampeado vegetal, associando reforço estrutural profundo do maciço à proteção superficial com biomanta. “São obras que promovem estabilidade duradoura, controle de processos erosivos e recuperação ambiental das superfícies tratadas”, afirma Francisco Sena.Na Rua Surubim, a intervenção inclui, adicionalmente, trechos com aplicação exclusiva de biomanta vegetal, conforme as características locais do talude.
A contratação da obra será feita com recursos federais provenientes do Orçamento Geral da União (OGU), no âmbito do Termo de Compromisso nº 964982/2024, celebrado entre o Ministério das Cidades e o Estado de Pernambuco, com interveniência da Caixa Econômica Federal.
A apresentação das propostas está prevista para 7 de janeiro de 2026, às 10h. Após a conclusão do certame e a contratação da empresa vencedora, será emitida a Ordem de Serviço para o início da execução das obras.
“A contenção das encostas proporcionará maior segurança estrutural, redução significativa do risco de deslizamentos e melhoria das condições de habitabilidade e urbanização nas áreas atendidas”, afirma Francisco Sena.
O secretário executivo de Desenvolvimento Urbano considera as intervenções uma demonstração do compromisso do Governo de Pernambuco com a prevenção de desastres, a proteção da população em áreas de risco e o fortalecimento da resiliência urbana do município de Paulista, por meio da implementação de soluções técnicas adequadas e investimentos estruturais estratégicos.



Deixe uma resposta