Gastronomia Italiana é destaque na quarta semana do Festival Volta ao Mundo
De 24 a 28 de novembro, o Mascate Restaurante-Escola do Senac apresenta um menu especial com os sabores mais marcantes da Itália
Uma das mais apreciadas mundialmente, a culinária italiana é destaque da quarta semana do Festival Volta ao Mundo, que acontece no Mascate Restaurante-Escola do Senac, localizado no bairro de Santo Amaro. De 24 a 28 de novembro, o público poderá embarcar em uma imersão culinária que celebra tradições, combinações clássicas e a riqueza dos mais de 300 tipos de massas, que combinadas com molhos e ingredientes simples fazem da Itália um ícone gastronômico.
A viagem sensorial começa com a refrescante “Soda Italiana”, uma bebida que leva xarope de maçã verde e água com gás, elaborada por Fernando Bezerra junto aos alunos do curso de Bartender. Em seguida, Felix Coelho e os alunos do curso de cozinheiro preparam a entrada “Veneza Italiana”, uma releitura da tradicional e deliciosa bruschetta. Nela, a torrada ganha uma explosão de sabores combinada com presunto copa, mussarela de búfala, tomate confitado e molho pesto.
Para o prato principal, o menu oferece duas opções, deixando a cargo do visitante a escolha pelo caminho que mais agradar o paladar. A primeira é o “Polpettone”, clássico bolo de carne italiano recheado com mussarela e coberto com um molho de tomates rústicos. O prato chega à mesa acompanhado de massa fresca envolvida no mesmo molho e finalizada com crocante de parmesão. A receita é assinada pelo chef convidado Bruno Manoel, conhecido como Preto na Cozinha. A segunda opção é o “Tagliatelle Tricolore com Gamberi e Crema de Pomodoro Rosso”, uma massa artesanal preparada com salsa e beterraba acompanhada de camarões salteados em pasta de tomates frescos com manjericão, parmesão e amêndoas. A elaboração do prato é conduzida pelo instrutor Jair Santos em parceria com os alunos do curso de Cozinheiro.
Pela primeira vez no festival, o menu também contará com duas opções de sobremesa. Em parceria entre o Senac e o Consulado Italiano, o padeiro artesão Gugel assina o “Pandoro”, um panettone de frutas — eleito o melhor da Copa del Mondo del Panettone 2025 — servido com sorvete. O Consulado também contribui com a decoração do Mascate, trazendo uma ambientação ainda mais italiana para o restaurante. Já a outra opção de sobremesa é o popular “Tiramisù”, feito por Heleno Junior, com camadas de biscoito champagne embebidos em café e creme de queijo mascarpone polvilhado com cacau em pó. Para fechar a refeição, é servido o café Marocchino, um espresso com leite vaporizado e chocolate, preparado pelo barista Jailton Fernando.
Viagem de sabores
Além da gastronomia italiana, ao longo desta 14ª edição, o Festival Volta ao Mundo já homenageou as cozinhas da Grécia, Espanha, Argentina, e fará uma última viagem à Coreia, de 1 a 5 de dezembro. O Mascate Restaurante-Escola do Senac funciona das 12h às 15h e o menu completo do festival tem preço fixo de R$71,90. Durante o período de realização do evento, o Mascate não oferecerá buffet, mas os clientes poderão optar por outras opções de pratos com serviço à la carte.




Deixe uma resposta