Ações itinerantes da SCJ-PE fortalecem direitos das juventudes na RMR
Serviços de cidadania e inclusão social foram levados à capital pernambucana e à cidade de Araçoiaba
Duas ações voltadas para as juventudes da Região Metropolitana do Recife (RMR) foram realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ), nesta terça-feira (11). Na capital pernambucana e na cidade de Araçoiaba, as iniciativas levaram orientações e cadastramento no programa ID Jovem, inscrições em programas sociais, como o Mães de Pernambuco, atendimentos e orientações sobre qualificação profissional, oficinas de descarte correto de resíduos e emissão de certidões, entre outros serviços, aos municípios.
Visando garantir oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional ao público-alvo, em Araçoiaba, a Caravana das Juventudes reuniu dezenas de jovens na EREM Maria Gayão Pessoa Guerra, onde puderam desfrutar de um espaço de integração, cidadania e protagonismo juvenil. “Temos intensificado nossas ações, levando informação e uma série de serviços voltados à juventude para todo o estado. A governadora Raquel Lyra reconhece a importância dos jovens para o desenvolvimento de Pernambuco e, sobretudo, compreende a necessidade de garantir que cada um deles exerça plenamente sua cidadania, com acesso efetivo aos seus direitos”, frisou a secretária da Criança e da Juventude, Yanne Teles.
No Recife, as equipes da SCJ-PE levaram atividades de formação, participação e acesso a direitos à Casa Frei Francisco, no bairro dos Coelhos. A Casa integra o Instituto Dom Helder Camara e atua colocando em prática o sonho do religioso de ajudar aos jovens a construirem o seu próprio futuro. No local, a secretária Yanne Teles apresentou à cerca de 30 jovens, atendidos pela instituição, os serviços desenvolvidos pela pasta na proteção e promoção de políticas públicas voltadas às juventudes do estado.
Uma oficina de fotografia foi conduzida por um dos profissionais da SCJ, Fred Penna, que apresentou um panorama sobre a evolução histórica da fotografia, detalhando princípios técnicos, aplicação de filtros, composição de imagem e demais especificidades que qualificam a prática profissional. O momento despertou a curiosidade e o interesse dos jovens pela produção fotográfica.
A secretária pontuou, ainda, que todas as ações realizadas só são possíveis graças à construção coletiva ao lado dos parceiros que acreditam na potência da juventude pernambucana. “Nosso agradecimento às demais secretarias de Estado e instituições públicas e privadas que caminham conosco na articulação de forma integrada, sempre sensíveis às realidades dos nossos jovens”, completou Yanne.


Fotos: Fred Penna/SCJ-PE




Deixe uma resposta