Protesto do Sintepe reivindicou melhorias no SASSEPE
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe) realizou na manhã desta terça-feira (4) mais um ato da Jornada em Defesa da Vida e por um SASSEPE Forte! A atividade foi um protesto em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), reunindo a categoria e servidores públicos estaduais em defesa do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado (SASSEPE).
O Sindicato também objetivou sensibilizar deputados e deputadas à causa do SASSEPE. A presidenta do Sintepe, Ivete Caetano, destacou que os servidores são os principais financiadores do sistema, mas enfrentam dificuldades para utilizá-lo.
“Há uma grave e crescente deterioração do acesso à assistência médica para os 162 mil beneficiários do SASSEPE, principalmente os mais idosos. O problema abrange desde o básico, como consultas dificílimas de agendar, exames restritos pelas cotas que causam espera de meses e cirurgias adiadas no Hospital do Servidor. A situação é crítica para pacientes oncológicos, que enfrentam falta de medicação e tratamento paralisado devido à dificuldade de liberação pela rede credenciada”, denunciou Ivete Cateano.
O movimento cobrou aumento da participação financeira do governo estadual, auditoria externa permanente, regularização dos pagamentos aos prestadores e reorganização do atendimento. Os manifestantes denunciaram filas, demora para consultas e exames e o descredenciamento de clínicas e hospitais, o que tem impedido, inclusive, tratamentos de doenças graves, como o câncer.

O Sintepe anunciou que vai continuar protestando e denunciando os problemas do SASSEPE e exigindo que o governo assuma maior responsabilidade no financiamento do sistema, aliviando o peso sobre os servidores.



Deixe uma resposta