Destaques Em Macaparana, magistrados recebem homenagens e participam da reinauguração do fórum municipal

Em Macaparana, magistrados recebem homenagens e participam da reinauguração do fórum municipal


Durante solenidade marcada pela emoção e reconhecimento, deputado Antônio Moraes entrega título de cidadão pernambucano ao juiz José Gilberto. Três desembargadores do TJPE também foram agraciados

Quatro magistrados com atuação em Pernambuco foram homenageados nesta terça-feira (04) em solenidade na Câmara de Vereadores de Macaparana, na Mata Norte de Pernambuco. O deputado Antônio Moraes fez a entrega do título honorífico de cidadão pernambucano ao juiz José Gilberto de Sousa. Em seguida, por iniciativa dos vereadores, três desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco foram agraciados com o título de cidadania macaparanense: Ricardo Paes Barreto (presidente do TJPE), Fernando Cerqueira e Fausto de Campos.
A homenagem principal, ao juiz José Gilberto – proposta apresentada por Antônio Moraes à Assembleia Legislativa e aprovada por unanimidade dos deputados – reconheceu a trajetória exemplar do magistrado, natural de Monteiro (PB), que construiu sua carreira jurídica em Pernambuco ao longo de mais de três décadas, atuando em comarcas como Garanhuns, Águas Belas, Saloá, Timbaúba e Goiana.
“Este momento, portanto, é mais que uma formalidade institucional. É um gesto de reconhecimento carregado de afeto, respeito e admiração por uma trajetória que honra nosso Estado. Em cada local por onde passou, José Gilberto deixou não apenas decisões judiciais, mas também marcas humanas, gestos de escuta e respeito que fizeram diferença na vida de muitos pernambucanos, revelando que ele não é apenas um juiz. É um servidor do povo, um homem com senso de missão, que honra a toga que veste e dignifica o Judiciário com sua conduta ética equilibrada e firme, além da paixão que dedica à magistratura, com retidão e humanidade”, afirmou Antônio Moraes, ao justificar a sua iniciativa de propor a concessão do título de cidadão ao magistrado, como forma expressar a gratidão da população de Pernambuco.
O parlamentar destacou ainda a importância da iniciativa do TJPE de ceder a antiga casa de moradia dos juízes em Macaparana para que fosse transformada na primeira “Casa Azul” do Estado – um centro de acolhimento para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação, desenvolvida em parceria com o Tribunal de Justiça e prefeituras locais, tem sido referência em inclusão e cuidado especializado. “As crianças saíam daqui de madrugada e iam aos hospitais públicos do Recife, que a gente sabe bem como funcionam, para entrar numa fila e conseguir uma consulta com um psiquiatra ou psicólogo para pegar uma medicação. E tudo isso hoje é feito aqui em Macaparana e em várias cidades do Estado, o que melhorou a qualidade de vida das famílias, das mães e das crianças que precisam de uma atenção especial”, explicou.
Já o juiz José Gilberto, em seus agradecimentos, lembrou episódios vividos ao longo de 31 anos de magistratura no Estado e assegurou que a homenagem, além de deixá-lo orgulhoso, aumentou sua responsabilidade com o trabalho, sobretudo com as pessoas mais simples, que mais necessitam do Judiciário. “Ainda tenho a garra e a satisfação de poder escolher minha melhor gravata e meu melhor terno para trabalhar. Esse é meu termômetro do amor e compromisso com o que faço. E se chegar o dia em que não mais tiver esse gosto, passarei imediatamente à inatividade, porque saberei que não sirvo mais para o serviço público”, acrescentou, finalizando com os agradecimentos a Moraes, à sua família e colegas do Judiciário. “Obrigado Pernambuco, glorioso estado do Leão do Norte. Você me deu quase tudo que tenho na vida”, finalizou, emocionado.
Em seguida, foram entregues os títulos de cidadão macaparanense aos três desembargadores, em um reconhecimento da Câmara de Vereadores aos relevantes serviços prestados por eles ao município. Entre elas, a reforma total do fórum judiciário da cidade, que foi requalificado e ampliado para melhorar o atendimento à população.
A entrega das obras do fórum aconteceu também nesta terça-feira, após a solenidade no Legislativo Municipal. Os dois eventos contaram com a presença do deputado Antônio Moraes e dos quatro magistrados homenageados, além de várias autoridades locais. Entre elas, o prefeito de Macaparana, Paulo Barbosa (Paquinha); o vice-prefeito Gilvan Andrade; vereadores, secretários municipais, representantes do Judiciário, servidores e lideranças políticas da região.

Fotos: Leôncio Francisco/Divulgação

Carlos Peruca 05 nov 2025 - 8:29m

0 Comentários

Deixe uma resposta


São Lourenço – 10 outubro 2025
Prefeitura de Tracunhaém
Governo Pe – INFORME REGULARES 2025

Prefeitura de Tracunhaém
Governo Pe – INFORME REGULARES 2025
São Lourenço – 10 outubro 2025