Destaques Jaboatão intensifica inspeções e interdita quase 1.400 bebidas suspeitas de adulteração com metanol em uma semana

Jaboatão intensifica inspeções e interdita quase 1.400 bebidas suspeitas de adulteração com metanol em uma semana


Em apenas sete dias, as equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária do Jaboatão dos Guararapes inspecionaram 196 estabelecimentos comerciais e interditaram 1.397 garrafas de bebidas com indícios de adulteração, entre cachaças, vinhos e destilados. A ação faz parte da intensificação das inspeções em bares, depósitos e pontos de venda após o alerta nacional sobre casos de intoxicação e mortes provocadas pelo consumo de bebidas adulteradas com metanol. O município também acompanha e monitora casos suspeitos, com protocolos de identificação e acompanhamento já estabelecidos pelas equipes de saúde. Até o momento, quatro casos foram notificados em Jaboatão, sendo um descartado e três sendo investigados pela Secretaria Municipal e Secretaria Estadual de Saúde (SES).

As ações fazem parte de uma força-tarefa municipal coordenada pela Vigilância Sanitária, vinculada à Secretaria de Saúde, com o apoio do Procon Jaboatão, e seguem as orientações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Pernambucana de Vigilância sanitária e Ministério da Agricultura

Os fiscais e inspetores sanitários têm verificado rótulos sem registro, embalagens violadas, bebidas sem nota fiscal e com odor característico de solventes, sinais comuns da adulteração por metanol, substância altamente tóxica que, se ingerida, pode causar cegueira, insuficiência respiratória e até levar à morte.

De acordo com o prefeito Mano Medeiros, a prioridade é proteger vidas. “Desde o início dessa operação, temos agido com rigor e agilidade para retirar de circulação qualquer produto que ofereça risco à saúde da população. Esse é um trabalho de vigilância constante, que envolve responsabilidade e compromisso com a segurança alimentar e sanitária do nosso município”, afirmou o gestor.

Paralelamente às ações de fiscalização, a Prefeitura também está orientando e divulgando protocolos de manejo clínico com as equipes da Atenção Primária e Especializada, além das equipes do SAMU e da UPA Municipal, integrando toda a rede de saúde para o diagnóstico precoce, vigilância e atendimento rápido dos casos suspeitos.

Como forma de fortalecer a participação popular e agilizar o fluxo de denúncias, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou a plataforma Saúde Vigilante (http://saudevigilante.jaboatao.pe.gov.br ) um canal digital onde os moradores podem registrar casos suspeitos de intoxicação e denunciar estabelecimentos comerciais de procedência duvidosa, além de outros serviços . O sistema permite o envio de informações, facilitando a atuação da secretaria e ampliando o alcance das ações preventivas no município.

O alerta nacional foi reforçado após a identificação de surtos de intoxicação por metanol em diferentes estados, o que levou o Ministério da Saúde a recomendar que os municípios intensificassem as ações de fiscalização e vigilância.

Além das inspeções, a Prefeitura do Jaboatão também está reforçando as campanhas de conscientização junto à população, alertando sobre os riscos de consumir bebidas de origem duvidosa e orientando a denunciar locais suspeitos através dos canais oficiais da Vigilância Sanitária.

As ações de fiscalização seguirão ao longo do mês, com foco especial nas áreas com maior concentração de bares, depósitos de bebidas e no comércio ambulante, como praias e festas populares. Os produtos apreendidos estão sendo encaminhados para análise laboratorial e posterior descarte seguro, conforme os protocolos de segurança sanitária.

Carlos Peruca 10 out 2025 - 7:28m

0 Comentários

Deixe uma resposta


RECIFE É PRA FICAR DE OUTUBRO 2025
Prefeitura de Tracunhaém
Governo Pe – INFORME REGULARES 2025
São Lourenço – 10 outubro 2025

Governo Pe – INFORME REGULARES 2025
RECIFE É PRA FICAR DE OUTUBRO 2025
São Lourenço – 10 outubro 2025
Prefeitura de Tracunhaém