Destaques Governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço para requalificação do Museu do Trem, no Centro do Recife

Governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço para requalificação do Museu do Trem, no Centro do Recife


Em mais uma ação voltada à preservação do patrimônio cultural de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra deu ordem de serviço, nesta terça-feira (7), para o início das obras de requalificação do Museu do Trem, localizado no bairro de São José, área central do Recife. Instalado na antiga Estação Central, às margens do rio Capibaribe, o espaço é um importante marco da história ferroviária do Estado. Com investimento de R$ 3,2 milhões, os trabalhos serão executados pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A vice-governadora Priscila Krause também esteve presente.

“Pernambuco é um estado único, diferente de qualquer outro lugar do Brasil e do mundo, porque tem uma cultura forte e uma história marcante. Este museu está tendo agora a oportunidade de ser restaurado, depois de tantos anos fechado. Essa ação representa o nosso compromisso com a cultura pernambucana, dentro do maior investimento da história do Estado em patrimônio material e imaterial, promovendo novos festivais, fortalecendo a cultura viva e reconhecendo todos aqueles que fazem da nossa arte o grande diferencial de Pernambuco para o mundo”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Com a assinatura da ordem de serviço para as obras no Museu do Trem, que terão duração de 10 meses, o Governo de Pernambuco atinge a marca de R$ 75 milhões investidos em 13 intervenções voltadas à preservação do patrimônio histórico no Estado, com ações que vão desde a Ilha de Fernando de Noronha até o Sertão.

A secretária de Cultura, Cacau de Paula, ressaltou a importância da requalificação e os impactos que a obra trará para o público. “O espaço será devolvido ao público de forma mais interativa, proporcionando uma experiência cultural mais rica e envolvente aos visitantes”, afirmou.

O novo ciclo de obras contemplará serviços como imunização geral contra agentes xilófagos (como cupins), reparos e complementação de telhados, calhas e condutores pluviais, recuperação da cobertura da gare, revisão e modernização das instalações elétricas e hidrossanitárias com melhorias nos banheiros, implantação de sistema de prevenção e combate a incêndio e pânico, restauração de pisos e forros em madeira, instalação de circuito interno de câmeras e sistema de para-raios, além da renovação do sistema de climatização e pintura geral.

“Essa obra retrata a grandeza do patrimônio ferroviário pernambucano. Ao realizar essa ação de preservação, resgatamos uma parte importante da história do nosso Estado e garantimos que as futuras gerações também possam conhecer e usufruir dessas referências do nosso rico patrimônio cultural”, pontuou a presidente da Fundarpe, Renata Borba.

Durante a obra anterior, concluída no final de 2024, foram realizadas intervenções nas esquadrias, portas, janelas, coberta e pintura externa. No entanto, foram identificados danos estruturais adicionais em elementos de madeira causados por infestação de cupins xilófagos, atingindo forros, pisos e cobertura – o que demandou esta nova e mais abrangente etapa de restauro.

A requalificação do Museu do Trem faz parte de um conjunto de ações do Governo do Estado para valorizar o patrimônio histórico do Recife. Entre os imóveis já contemplados ou em fase de obra, estão a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Liceu de Artes e Ofícios, o Ginásio Pernambucano, a Casa de Capiba e o Cinema São Luiz. A proposta é fomentar o uso social e educativo desses espaços, reforçando sua relevância cultural.

Presente na solenidade, o deputado estadual Antônio Moraes destacou o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento e a valorização da história de Pernambuco. “Esse é um governo que está resgatando Pernambuco em todas as áreas, da infraestrutura à cultura. Mas esta obra, em especial, tem um significado muito simbólico. Ela representa justamente o esforço de recuperar uma área que é parte essencial da nossa história, o Centro do Recife”, afirmou o parlamentar.

Acompanharam a agenda o secretário da Casa Militar, Hercílio Mamede, e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco (Iphan), Fred Brennand.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Carlos Peruca 08 out 2025 - 9:21m

0 Comentários

Deixe uma resposta


RECIFE É PRA FICAR DE OUTUBRO 2025
Banner São Lourenço – Outubro 2025
Governo Pe – INFORME REGULARES 2025
Prefeitura de Tracunhaém

Prefeitura de Tracunhaém
RECIFE É PRA FICAR DE OUTUBRO 2025
Banner São Lourenço – Outubro 2025
Governo Pe – INFORME REGULARES 2025