Destaques Festa do/a Trabalhador/a em Educação reuniu mais de 8 mil em noite de celebração

Festa do/a Trabalhador/a em Educação reuniu mais de 8 mil em noite de celebração


Na noite do último sábado (4) o Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) realizou mais uma grande festa e confraternização da categoria no Centro de Formação e Lazer (CFL), no bairro da Guabiraba, a tradicional Festa dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação. A festa é realizada no mês de outubro em alusão ao Dia dos Professores (15) e dos Servidores Públicos (28). O tom nacionalista incorporado às últimas manifestações do movimento sindical estava em toda parte, com o slogan “nossa alegria é um Brasil Soberano”. A tradicional festa do Sintepe reuniu mais de 8 mil pessoas em um ambiente de alegria e, ao mesmo tempo, de protesto e irreverência, com grande estrutura e shows com artistas de renome nacional.

Além da forrozeira cearense Taty Girl, que tem estourado hits em todo o Brasil, o brega pernambucano ganhou espaço, com três estrelas do gênero se apresentando na festa: Dany Myler, Tayara Andressa e Conde Só Brega.

A festa também comprovou o prestígio político do Sindicato, com a presença da Senadora Teresa Leitão, do deputado federal Carlos Veras, das vereadoras do Recife Liana Cirne e Kari Santos e da vereadora de Feira Nova, Dona Rosa, além de dezenas de dirigentes sindicais de Pernambuco e representantes de outros estados.

A programação começou com a energia da DJ Lala K e seguiu com a sambista Dinah Santos, que trouxe um repertório repleto de sucessos e fez todo mundo cantar ao som de músicas consagradas do samba brasileiro. Na sequência, o grupo Sombatuke entrou na pista de dança e conduziu o público em um clima de euforia e descontração, preparando o terreno para as atrações seguintes.

BREGA PERNAMBUCANO
O show da pernambucana Danny Myler – intitulada pelos fãs como O Furacão – trouxe irreverência e alegria, além de uma revelação em palco que deixou todos e todas emocionados. Ela lembrou que é neta de merendeira, filha e sobrinha de professora e que fazer um show para trabalhadores da rede estadual de ensino era uma verdadeira realização para ela. “Sei do valor das mulheres educadoras, porque sou neta, filha e sobrinha de mulheres que trabalharam na educação”, disse no palco, arrancando aplausos do público e da direção do Sindicato.

A noite seguiu com o show empolgante de Tayara Andressa, que relembrou sua trajetória desde os tempos da Banda Torpedo até os sucessos da carreira solo, levando o público ao delírio.

Após a pausa para o discurso da presidenta do Sintepe, Ivete Caetano, o pop star recifense, Conde Só Brega, levou o público a cantar junto com ele o hit “não devo nada a ninguém”. O cantor, que revelou já ter sido bancário, motorista e produtor cultural, também deu um tom político à sua apresentação. “Não é só Pernambuco, mas é o Brasil todo, tem que ter a consciência de valorizar os professores. A educação precisa acabar com o analfabetismo, precisa construir um país melhor”, disse.

FORRÓ CONTAGIANTE
Pode-se dizer que a cantora Taty Girl foi a convidada “importada” do Estado do Ceará, que provou ter público cativo na educação estadual em Pernambuco. Ela puxou grandes hits de sua carreira solo e em bandas renomadas de forró como Rabo de Saia, Gaviões do Forró, Forró Real e Solteirões do Forró. Pernambuco, assim como o Ceará, é considerada uma “nação forrozeira”, portanto, cada música da artista foi cantada em uníssono pelo público presente.

PRESTÍGIO POLÍTICA
A direção do Sintepe subiu ao palco junto com a presidenta Ivete Caetano, a senadora Teresa Leitão e demais políticos convidados. Em suas falas, destacaram a unidade na luta contra a verdadeira “cruzada” promovida pela extrema-direita contra a educação pública. Também foi reforçado o compromisso com a defesa da soberania nacional, tema central da festa e celebrada a conquista da isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil e o desconto para rendas até R$ 7.350.

A presidenta do Sintepe, Ivete Caetano, destacou a importância de manter uma escola livre e transformadora: “Temos que comemorar que mantivemos uma escola libertadora, não militarizada ou dominada por fundamentalistas, onde professores têm liberdade de cátedra e estudantes têm liberdade para obter conhecimento e cidadania. A luta da educação hoje é contra o fascismo, que ataca a escola pública, a universidade e os trabalhadores em educação. Nós somos resistência, crítica e questionamento, e por isso somos alvo. O que essa turma não sabe é que a educação pública é luta e resistência”, disse.

A Senadora Teresa Leitão afirmou que não haverá anistia para golpistas e convocou todos para se mobilizarem novamente nas ruas, enfatizando que a luta é de todos: “Iremos, nós e vocês, vocês e nós, todos juntos, porque esse Brasil presta, a vida presta, a luta presta, a educação presta”, ressaltou. “Quem constrói esse país são os trabalhadores, com muito suor e com esperança que a vida melhore cada vez mais”, disse. Teresa ressaltou o papel da escola pública como espaço para ensinar, aprender, trocar experiências, formar cidadania e ser feliz.

A Festa do Trabalhador e da Trabalhadora em Educação 2025 terminou em grande estilo, reafirmando o orgulho e a força de quem faz a educação pública de Pernambuco acontecer todos os dias.

Carlos Peruca 07 out 2025 - 10:43m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Prefeitura de Tracunhaém
RECIFE É PRA FICAR DE OUTUBRO 2025
Banner São Lourenço – Outubro 2025
Governo Pe – INFORME REGULARES 2025

Prefeitura de Tracunhaém
Governo Pe – INFORME REGULARES 2025
RECIFE É PRA FICAR DE OUTUBRO 2025
Banner São Lourenço – Outubro 2025