Destaques Crianças recebem atendimento gratuito na Fundação Casa Forte, em campanha nacional contra câncer ocular infantil no Recife

Crianças recebem atendimento gratuito na Fundação Casa Forte, em campanha nacional contra câncer ocular infantil no Recife


Ação faz alerta para o retinoblastoma, reforçando a importância do diagnóstico precoce em crianças

No olhar de uma criança pode estar escondido um sinal de alerta. E é para cuidar preventivamente da saúde dos olhos dos pequenos que a Fundação Casa Forte abre as portas, neste sábado, a partir das 7h, para atender cem crianças previamente cadastradas, dentro da campanha “De Olho nos Olhinhos”. A mobilização, que envolve médicos do Hospital Santa Luzia e voluntários, foi criada para levar informação às famílias e chamar atenção para o retinoblastoma, um tumor maligno intraocular que acomete crianças de 0 a 5 anos, mas que tem maiores chances de cura quando diagnosticado precocemente.
A iniciativa foi criada pelo casal de jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin, após o diagnóstico da filha Lua com a doença, em 2021. Desde então, a campanha tem ganhado visibilidade em todo o país e reforçado a importância do teste do reflexo vermelho, conhecido como “teste do olhinho”, que é fundamental para o diagnóstico precoce e pode salvar vidas ao preservar a visão das crianças.
No Recife, a mobilização ganha força com a união da Fundação Casa Forte, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e do Hospital Santa Luzia, que juntos viabilizarão um mutirão de consultas e exames para 100 crianças. Os pacientes passaram por um cadastro e inscrição prévia, algumas famílias foram encaminhadas pelo CBO, outras se inscreveram diretamente na Fundação Casa Forte, e também houve casos encaminhados pelo SUS.
Uma equipe de 20 profissionais de saúde, composta por 10 médicos, um “fellow” (especialista que está em fase de aperfeiçoamento em uma área ainda mais específica), oito residentes e um fisioterapeuta, estará à frente dos atendimentos. Além do cuidado clínico, o dia também será marcado por atividades lúdicas e momentos de acolhimento às famílias, promovendo um ambiente de informação, prevenção e esperança.
O diagnóstico precoce é essencial uma vez que aumenta em até 90% a chance de cura do paciente. Entre os principais sinais de alerta está a Leucocoria, ou seja, o reflexo branco na pupila, chamado popularmente de “olho de gato”, que costuma ser percebido em fotos tiradas com flash ou mesmo em consultas de rotina. Outro indício importante é o estrabismo, condição em que os olhos não se movimentam na mesma direção. Embora, na maioria das vezes, esteja relacionado a outras causas, o estrabismo também pode ser um sinal da doença e não deve ser ignorado.
Existem ainda sintomas menos frequentes, mas igualmente relevantes, como a diminuição da visão, movimentos oculares irregulares, dor nos olhos, vermelhidão persistente, aumento do volume ocular e diferenças na coloração entre as íris. Todos esses sinais precisam ser observados com atenção por pais e responsáveis, que desempenham papel fundamental na identificação precoce de qualquer alteração.
A mobilização em torno do tema busca, sobretudo, ampliar o conhecimento da população sobre os riscos do retinoblastoma e destacar o papel decisivo da informação para que mais crianças tenham acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado.
Serviço
Local: Fundação Casa Forte – Rua Jerônimo de Albuquerque, 44 – Casa Forte, Recife – PE Data: Sábado, 20 de setembro
Horário: A partir das 7 horas

Carlos Peruca 19 set 2025 - 9:48m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Prefeitura de Tracunhaém
Governo Pe – INFORME REGULARES 2025
São Lourenço – Setembro
CAMPANHA RECIFE É PRA FICAR DE 05 Á 26 DE SETEMBRO 2025

CAMPANHA RECIFE É PRA FICAR DE 05 Á 26 DE SETEMBRO 2025
Governo Pe – INFORME REGULARES 2025
São Lourenço – Setembro
Prefeitura de Tracunhaém