
Alunos da rede pública participam da abertura do projeto do Centro de Estudos e Pesquisa Josué de Castro
Cerca de 120 jovens participam das atividades, divididos em turmas, em um processo que alia teoria e prática para refletir sobre os desafios contemporâneos relacionados à alimentação, meio ambiente e sustentabilidade
O Centro de Estudos e Pesquisa Josué de Castro realizou a abertura do Projeto de formação para jovens em Educação Ambiental e Cidadania, nesta terça-feira (09), com a participação dos alunos do 9º ano do Colégio em Tempo Integral do Arraial Novo Bom Jesus. A iniciativa, que visa fomentar a educação ambiental nas escolas de Pernambuco tendo como referencial a atualização da obra do cientista pernambucano Josué de Castro, conta com a parceria da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha.
A programação do primeiro dia incluiu uma exposição guiada pelo presidente da entidade, professor José Arlindo Soares, sobre a obra do médico, geógrafo e pensador pernambucano Josué de Castro. Os estudantes também assistiram a uma palestra temática e a exibição do curta-metragem “Das Águas”, dirigido por Tiago Martins Rego e Adalberto Oliveira. O filme retrata o cotidiano de homens e mulheres da comunidade da Ilha de Deus, no bairro do Pina, que vivem da pesca no rio Capibaribe, em Recife. A produção aborda questões ambientais, os desafios para manter a tradição pesqueira, além de destacar a relação dos moradores com o rio, parte essencial de sua identidade cultural. A secretária Executiva de Meio Ambiente, Helena de Saboya, esteve presente no evento e ressaltou a importância do protagonismo juvenil.
A coordenadora pedagógica e assessora para educação inclusiva, Angélica Moraes, destacou que a etapa de sensibilização é fundamental no processo educativo. “O projeto tenta estimular os jovens a compreender a importância das temáticas de meio ambiente, sustentabilidade e ecossistema urbano, para refletirem sobre o lugar deles na sociedade e serem multiplicadores no meio em que vivem”, disse. Cerca de 120 jovens participam das atividades, divididos em turmas, em um processo que alia teoria e prática para refletir sobre os desafios contemporâneos relacionados à alimentação, meio ambiente e sustentabilidade.
O secretário estadual de Meio Ambiente, Daniel Coelho, reforçou que o projeto realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisa Josué de Castro, se integra ao trabalho desenvolvido pelo Governo de Pernambuco, de compreender a educação ambiental como ferramenta sociotransformadora, sobretudo com o público infantojuvenil. “O governo Raquel Lyra tem promovido e apoiado iniciativas que despertam esse olhar mais crítico às crianças e adolescentes, incentivando desde cedo uma visão consciente e respeitosa com a natureza”, afirmou.

Deixe uma resposta