Destaques Delegada Gleide Ângelo se fortalece junto às mulheres da pesca artesanal

Delegada Gleide Ângelo se fortalece junto às mulheres da pesca artesanal


A deputada Delegada Gleide Ângelo segue fortalecendo as comunidades pesqueiras e marisqueiras de Pernambuco e ampliando seu trabalho junto a essa pauta. Na última terça-feira (9), ela foi presença garantida no 1º Encontro do Mangue, que aconteceu em São José da Coroa Grande, no litoral sul do estado. O evento reuniu marisqueiras, pescadoras artesanais, artesãs e representantes do movimento de pescadores artesanais de municípios como São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Ipojuca e Tamandaré, por exemplo. O superintendente federal da pesca de Pernambuco, e também ex-prefeito de Itapissuma, Zé de Irmã Teca (PSD) também esteve presente.

Em pauta, a discussão de estratégias visando o fortalecimento do empreendedorismo local e a valorização de uma economia que sobrevive do extrativismo marinho. “É emocionante ver tantas mulheres e homens que vivem da pesca artesanal mostrando sua força e sua sabedoria. Aqui, nós vemos a resistência de gerações de mulheres que sustentam suas famílias por meio de um saber tradicional. Mas essa tradição também precisa de suporte e apoio que reverta a sobrevivência em mais renda, mais oportunidades e mais dignidade”, afirmou a Delegada.

A deputada vem ampliando seu trabalho junto às chamadas “mulheres das águas” — denominação referida àquelas que tiram seu sustento do extrativismo marinho e fluvial. Assim, a parlamentar vem desenvolvendo ações de norte a sul do estado. Ela destinou parte de suas emendas parlamentares para a aquisição de barcos canoa e a motor, redes e EPIs, além do oferecimento de cursos para o preparo gastronômico nas colônias de pescadores em Goiana e Lagoa do Carro, na mata norte. “É preciso oferecer qualificação e sustentabilidade para essas comunidades que vivem de um saber ancestral. Mas isso não quer dizer que não podemos dar apoio, mais segurança, mais estrutura e mais condições para que essas famílias sigam vivendo daquilo que sabem fazer com tanta sabedoria: tirar da natureza o sustento de cada dia”, destacou.

IMPRENSA
Alissa Farias — (81)98676-0683
Imagens — Americo Santos

Carlos Peruca 11 set 2025 - 8:44m

0 Comentários

Deixe uma resposta


São Lourenço – Setembro
Prefeitura de Tracunhaém
CAMPANHA RECIFE É PRA FICAR DE 05 Á 26 DE SETEMBRO 2025
Governo Pe – INFORME REGULARES 2025

São Lourenço – Setembro
CAMPANHA RECIFE É PRA FICAR DE 05 Á 26 DE SETEMBRO 2025
Prefeitura de Tracunhaém
Governo Pe – INFORME REGULARES 2025