Destaques Centro de Referência Maristela Just celebra 15 anos em defesa das mulheres vítimas de violência em Jaboatão

Centro de Referência Maristela Just celebra 15 anos em defesa das mulheres vítimas de violência em Jaboatão


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vem intensificando ao longo dos anos o trabalho de atenção e cuidado com as mulheres. Nesta quarta-feira (10), a sociedade jaboatonense tem mais um importante motivo para celebrar. O Centro de Referência Maristela Just, serviço de atendimento para mulheres vítimas de violência, completa 15 anos. O Centro ganha destaque pelo cuidado e segurança que a equipe de trabalho oferece.

Entre os meses de janeiro e agosto de 2024, o Centro Maristela Just prestou 3.694 atendimentos. Em 2025, neste mesmo período, foram 1.838, sendo 857 psicológicos, 701 jurídicos, e 243 sociais, além da realização de 35 rodas de conversas com mulheres vítimas de algum tipo de violência.

Andrea Medeiros, primeira-dama do Jaboatão dos Guararapes e coordenadora do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), avalia que a redução considerável no número de atendimentos reflete a eficiência do trabalho da equipe que atua com o propósito de proteger as mulheres. “Jaboatão é um município que cuida das mulheres. As políticas públicas para o combate à violência contra as mulheres envolvem a capacitação dos nossos profissionais, parcerias com Governo do Estado e outras instituições, o atendimento no Centro Maristela Just, a Patrulha Maria da Penha, dentre outras iniciativas”, disse.

O Centro Maristela Just tem uma sede fixa no bairro de Piedade e é parte da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Mensalmente, a equipe faz um trabalho itinerante, prestando atendimento em todo o município. A coordenadora do Centro, Maria Cláudia Caldas, afirma que a descentralização do serviço visa atender o maior número de mulheres. “Com isso, estamos reforçando o propósito da gestão Mano Medeiros de chegar o mais perto possível da população”.

Além do Centro Maristela Just, Jaboatão dos Guararapes também dispõe da Patrulha Maria da Penha, que faz um trabalho intensivo na defesa da mulher e com atendimento 24 horas. E tem a Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

Quem foi Maristela Just
Maristela Just era uma estudante de sociologia que, em 1989, aos 25 anos, foi assassinada pelo ex-marido e comerciante José Ramos Lopes Neto. Ele não aceitava a separação e, além de tirar a vida de Maristela, disparou contra os dois filhos e o cunhado.

Serviço
Centro de Referência Maristela Just
Endereço: Almirante Antônio Farias, 664, Piedade.
WhatsApp: 81-99464-6253.
Email: crm.maristelajust@gmail.com
Site: mulherprotegida.jaboatao.pe.gov.br

Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM (2ª DEAM)
Endereço: Estrada da Batalha, s/n, bairro Prazeres.
Fones: (81) 3184‑3444 / 3184‑3445 .

Tamo Juntas
Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher
Endereço: Rua do Jangadeiro, nº 127, Candeias
Fones: 3181-5833.

Telefones úteis
Polícia Militar – 190
Patrulha Maria da Penha – 99113-1284/99408-9256
Centro de Referência Saúde da Mulher – 3474-1984.

Foto: Edilson Júnior PMJG

Carlos Peruca 10 set 2025 - 8:09m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Prefeitura de Tracunhaém
Governo Pe – INFORME REGULARES 2025
São Lourenço – Setembro

Prefeitura de Tracunhaém
Governo Pe – INFORME REGULARES 2025
São Lourenço – Setembro