
Centro de Referência Maristela Just celebra 15 anos em defesa das mulheres vítimas de violência em Jaboatão
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vem intensificando ao longo dos anos o trabalho de atenção e cuidado com as mulheres. Nesta quarta-feira (10), a sociedade jaboatonense tem mais um importante motivo para celebrar. O Centro de Referência Maristela Just, serviço de atendimento para mulheres vítimas de violência, completa 15 anos. O Centro ganha destaque pelo cuidado e segurança que a equipe de trabalho oferece.
Entre os meses de janeiro e agosto de 2024, o Centro Maristela Just prestou 3.694 atendimentos. Em 2025, neste mesmo período, foram 1.838, sendo 857 psicológicos, 701 jurídicos, e 243 sociais, além da realização de 35 rodas de conversas com mulheres vítimas de algum tipo de violência.
Andrea Medeiros, primeira-dama do Jaboatão dos Guararapes e coordenadora do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), avalia que a redução considerável no número de atendimentos reflete a eficiência do trabalho da equipe que atua com o propósito de proteger as mulheres. “Jaboatão é um município que cuida das mulheres. As políticas públicas para o combate à violência contra as mulheres envolvem a capacitação dos nossos profissionais, parcerias com Governo do Estado e outras instituições, o atendimento no Centro Maristela Just, a Patrulha Maria da Penha, dentre outras iniciativas”, disse.
O Centro Maristela Just tem uma sede fixa no bairro de Piedade e é parte da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Mensalmente, a equipe faz um trabalho itinerante, prestando atendimento em todo o município. A coordenadora do Centro, Maria Cláudia Caldas, afirma que a descentralização do serviço visa atender o maior número de mulheres. “Com isso, estamos reforçando o propósito da gestão Mano Medeiros de chegar o mais perto possível da população”.
Além do Centro Maristela Just, Jaboatão dos Guararapes também dispõe da Patrulha Maria da Penha, que faz um trabalho intensivo na defesa da mulher e com atendimento 24 horas. E tem a Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.
Quem foi Maristela Just
Maristela Just era uma estudante de sociologia que, em 1989, aos 25 anos, foi assassinada pelo ex-marido e comerciante José Ramos Lopes Neto. Ele não aceitava a separação e, além de tirar a vida de Maristela, disparou contra os dois filhos e o cunhado.
Serviço
Centro de Referência Maristela Just
Endereço: Almirante Antônio Farias, 664, Piedade.
WhatsApp: 81-99464-6253.
Email: crm.maristelajust@gmail.com
Site: mulherprotegida.jaboatao.pe.gov.br
Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM (2ª DEAM)
Endereço: Estrada da Batalha, s/n, bairro Prazeres.
Fones: (81) 3184‑3444 / 3184‑3445 .
Tamo Juntas
Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher
Endereço: Rua do Jangadeiro, nº 127, Candeias
Fones: 3181-5833.
Telefones úteis
Polícia Militar – 190
Patrulha Maria da Penha – 99113-1284/99408-9256
Centro de Referência Saúde da Mulher – 3474-1984.
Foto: Edilson Júnior PMJG
Deixe uma resposta