Destaques Ouvir para Mudar: mais investimentos em Segurança Pública para o Agreste Setentrional

Ouvir para Mudar: mais investimentos em Segurança Pública para o Agreste Setentrional


Durante realização do Ouvir para Mudar, em Santa Cruz do Capibaribe, governadora Raquel Lyra autorizou a licitação para construção de novas delegacias e uma seção do Corpo de Bombeiros na região

Boa notícia para a população do Agreste Setentrional pernambucano. Durante realização do programa de escuta popular Ouvir para Mudar, realizado nesta quarta-feira (27) em Santa Cruz do Capibaribe, a governadora Raquel Lyra assinou ordem de licitação para a construção das delegacias de Casinhas e de Surubim, além da construção da Seção do Corpo de Bombeiros de Toritama. Os investimentos na área de segurança chegam ao valor total de R$ 9.063.032,93.

Por meio das ações executadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS) e suas Operativas, somado a investimentos expressivos na segurança pública, o Governo do Estado tem consolidado avanços na redução dos índices de criminalidade em todas as regiões de Pernambuco. Santa Cruz do Capibaribe e a Área Integrada de Segurança 17 (AIS-17), que reúne 6 municípios da região, também seguem a tendência de redução nos principais indicadores, que são avaliados continuamente pela Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE) da SDS.

Na AIS-17, os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) registraram um recuo de 22,7% no acumulado do ano, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 506 casos contabilizados em toda a região, contra 655 de janeiro a julho de 2024, um total de 149 casos a menos. E, considerando apenas o mês de julho, a porcentagem salta para 26,2% (de 84 para 62 ocorrências).

Os roubos de veículos na região também seguem em queda: os índices chegam a 17,5% nos sete primeiros meses do ano (reduzindo de 303 para 250 casos). O resultado foi ainda mais expressivo no mês julho, com redução de 28,8% nos casos (27 em 2025, contra 38 em 2024). Outro dado relevante se refere aos roubos de cargas, com nenhum registro ao longo do acumulado do ano.

Santa Cruz do Capibaribe também seguiu nas reduções dos mesmos indicadores. Os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) recuaram 19,5% nos sete primeiros meses do ano, saindo de 321 para 399 no comparativo com o ano passado, uma diferença de 78 casos. Os dados da Gace também mostram avanços no combate aos roubos de veículos no município, com redução de 23,1%, caindo de 195 registros de janeiro a julho de 2024 para 150 no mesmo período de 2025. Assim como na AIS-17, não houve nenhum registro de roubos de cargas nos sete primeiros meses deste ano.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou a importância dos investimentos que vêm sendo realizados pelo Governo do Estado dentro do Programa Juntos pela Segurança, com destaque para a região do Agreste Setentrional. “A construção de novas delegacias e da tão aguardada seção do Corpo de Bombeiros, em Toritama, são investimentos estratégicos, que vão trazer um diferencial positivo, proporcionando melhor atendimento para a população, bem como condições de trabalho mais dignas para os servidores públicos”, pontuou o secretário, ressaltando ainda a redução dos índices de roubos e furtos na região, que eram preocupações recorrentes da sociedade Agrestina, e são fruto de muito trabalho e dedicação dos que fazem a segurança pública no Estado.

Carlos Peruca 29 ago 2025 - 8:00m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Prefeitura de Tracunhaém
São Lourenço – provisório 27/08
Governo Pe – prestação de contas 04/08 até 02/09

Prefeitura de Tracunhaém
Governo Pe – prestação de contas 04/08 até 02/09
São Lourenço – provisório 27/08