Destaques Crianças e adolescentes do Recife mergulham na história de Lia de Itamaracá

Crianças e adolescentes do Recife mergulham na história de Lia de Itamaracá


Projeto Contação de História do livro ‘Lia de Itamaracá: o Reinado da Ciranda’ desembarca em escolas, unidades do Compaz e bibliotecas nesta segunda (25) e terça-feira (26)

Alunos da Rede Municipal de Ensino do Recife e crianças e adolescentes atendidos pela Rede Compaz e pela Rede de Bibliotecas pela Paz terão a chance de conhecer de perto a cirandeira Lia de Itamaracá. Nesta segunda (25) e terça-feira (26), o projeto Contação de História do livro ‘Lia de Itamaracá: o Reinado da Ciranda’ vai percorrer seis instituições, levando a autora Odailta Alves e a própria Lia para encontros que unem diversão, música, cultura e negritude. O livro é uma biografia da artista de 81 anos, voltada para o público infantojuvenil, com ilustrações de Whittney de Araújo.

A Escola Professor José Soares da Silva, em Nova Descoberta, será a primeira beneficiada. O projeto acontece no local, na segunda, das 10h às 11h, promovendo o encontro dos alunos do 1º ao 5º ano. No mesmo dia, das 14h às 14h50, será a vez do Compaz Dom Helder Câmara, na Ilha Joana Bezerra. Por fim, das 15h30 às 16h20, a contação de história chegará ao Espaço Brincar do Parque 13 de Maio (Boa Vista), um ponto de leitura da Rede de Bibliotecas pela Paz da Secretaria de Segurança Cidadã do Recife.

Na terça-feira, a Biblioteca Popular de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes, que faz parte da mesma rede, é que vai receber o projeto, das 10h às 11h. Mais tarde, das 14h às 15h, os alunos da Escola Municipal Mário Melo, em Campo Grande, são os que vão conhecer o livro ‘Lia de Itamaracá: o Reinado da Ciranda’. A programação terminará com a iniciativa sendo realizada na Escola Lutadores do Bem, em Santo Amaro, das 15h40 às 16h40.

Em cada encontro, Odailta Alves realiza a contação de história integrada a momentos de cantoria de Lia de Itamaracá, que também vai falar um pouco sobre a sua vida e obra. Os participantes vão poder fazer perguntas e tirar fotos.

De acordo com Odailta Alves, a proposta é que crianças e adolescentes da cidade — e, por consequência, toda a sociedade — conheçam a história de Lia de Itamaracá. “Queremos despertar nos mais novos o respeito e o amor pelas tradições populares, em especial pela ciranda. Também vamos estimular a leitura, combater o racismo e mostrar a potência de duas mulheres negras que saíram da miséria e superaram as dificuldades”, explicou. “Lia de Itamaracá é uma potência, uma referência de mulher preta na cultura de Pernambuco e que tem reconhecimento mundial. Ela é uma referência para os estudantes, para todos”, acrescentou ela.

Para Lia de Itamaracá, estar perto das novas gerações é uma forma de renovar a própria força da ciranda. Encontrar as crianças representa alegria e oportunidade de troca, marcada por perguntas, curiosidades, contação de histórias, interação e música. Na visão da artista, a ciranda e a cultura popular precisam chegar a novos públicos.

O projeto é viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio da Prefeitura do Recife, da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife e Governo Federal.

Release e fotos no link abaixo:

https://drive.google.com/drive/folders/1oc81WV7_ZqqmPxQWDaUhlbojnwpVOZpy

Carlos Peruca 25 ago 2025 - 8:27m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Recife é pra ficar – até 25/08
Governo Pe – prestação de contas 04/08 até 02/09
Prefeitura de Tracunhaém
São Lourenço – festa agosto

Governo Pe – prestação de contas 04/08 até 02/09
Prefeitura de Tracunhaém
Recife é pra ficar – até 25/08
São Lourenço – festa agosto