Destaques Em sessão solene, Henrique Filho exalta os 50 anos de transformação social do Instituto Padre Luís Cecchin

Em sessão solene, Henrique Filho exalta os 50 anos de transformação social do Instituto Padre Luís Cecchin


Na noite desta quinta-feira (21), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) viveu um dos momentos mais marcantes de sua história recente: uma sessão solene repleta de emoção e significado em homenagem ao Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC). Há mais de cinco décadas, a instituição é sinônimo de acolhimento, educação e transformação social na cidade de Limoeiro. A iniciativa, proposta pelo deputado estadual Henrique Filho (Requerimento 3476/25), celebrou o legado da obra fundada em 1970 pelo missionário italiano padre Luís Cecchin, ao lado das Irmãs Franciscanas de Maristela, e reafirmou a força de um projeto que continua a inspirar gerações.

O parlamentar destacou que o IPLC nasceu da sensibilidade de quem enxergava nas feridas sociais uma oportunidade de semear dignidade e esperança. Hoje, a instituição atende direta e indiretamente mais de 1.700 pessoas, oferecendo creche, jardim de infância, lares substitutos, cursos profissionalizantes, projetos de economia solidária, programas de apoio às famílias, jovens e idosos.

“O que começou como uma resposta emergencial à miséria, se transformou em um farol permanente de esperança e transformação social. Esta homenagem é o reconhecimento de Pernambuco a uma obra que honra o legado do padre Luís Cecchin. Tenho a alegria de ser parceiro dessa instituição em diversas ações do meu mandato”, afirmou o deputado.

A solenidade aconteceu em um momento especial: no último 6 de fevereiro, foi oficialmente aberta pela Diocese de Nazaré a Causa de Beatificação e Canonização de Padre Luís Cecchin, cujo legado espiritual e social continua inspirando gerações.

Causas sociais – Emocionado, o diretor-presidente do Instituto, padre Adelmo Cagliari, recebeu a placa comemorativa entregue pelo deputado. Ele reforçou a importância da parceria entre sociedade civil e poder público, e ressaltou a importância da parceria do Instituto com o mandato de Henrique Filho.

“Venho a esta tribuna agradecido pela oportunidade de sermos voz dos que não têm voz. Não trago apenas números, mas o pedido para que esta Casa continue olhando com carinho para as causas sociais. Acreditamos que, juntos, poder público e sociedade civil, podemos construir uma sociedade mais justa, fraterna e solidária. O primeiro passo já foi dado com a destinação de duas emendas parlamentares, uma delas do deputado Henrique Filho, fundamentais para fortalecer nosso trabalho”, destacou o padre.

“Também realizamos cursos de profissionalização e qualificação, pelos quais já passaram mais de 190 mulheres, através da Secretaria da Mulher, igualmente viabilizados por emendas do deputado. O nosso muito obrigado”, completou o diretor-presidente do IPLC.

Coral – O evento ganhou ainda mais brilho com a apresentação de crianças e adolescentes atendidos pelo Instituto, que, regidos pelo maestro Aldemir Freire, emocionaram o plenário com sua cantoria. Dois ônibus transportaram estudantes, professores e integrantes da entidade até a capital, simbolizando a união da comunidade em torno da homenagem.

O ato contou também com a presença do vice-diretor do IPLC, José Wilton; do vereador de Limoeiro, José Higino, representando a Câmara Municipal; de Daniel do Mercadinho, ex-vereador e liderança local; de Mirella Duarte, servidora do Tribunal de Justiça de Pernambuco e gestora do CEJUSC Limoeiro; além do advogado André Quirino, em representação da sociedade civil.

Fotos: Felipe Souto Maior

Carlos Peruca 22 ago 2025 - 14:53m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Governo Pe – prestação de contas 04/08 até 02/09
São Lourenço – festa agosto
Recife é pra ficar – até 25/08
Prefeitura de Tracunhaém

Governo Pe – prestação de contas 04/08 até 02/09
Recife é pra ficar – até 25/08
São Lourenço – festa agosto
Prefeitura de Tracunhaém