Destaques Festival Pernambuco Meu País se despede de Pesqueira após fim de semana com mais de 140 ações culturais

Festival Pernambuco Meu País se despede de Pesqueira após fim de semana com mais de 140 ações culturais


Pesqueira foi a quarta parada do festival, que contou com grandes shows e ações por toda a cidade; festival segue agora para Gravatá

O Festival Pernambuco Meu País, realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco e Secretaria de Cultura de Pernambuco, se despediu de seu fim de semana em Pesqueira neste último domingo (17), levando um mar de cultura pelas ruas da cidade e em distritos descentralizados, com mais de 140 ações, entre shows, espetáculos teatrais, circo, artes visuais, gastronomia, fotografia e a cultura popular pernambucana. Na última quinta-feira (14), a Trupe Pernambuco Meu País fez seu já tradicional arrastão de artes para convidar o público para os dias de festa que se seguiram. Na sexta (15), as atividades começaram oficialmente por toda a cidade. 

O Palco Pernambuco Meu País, montado no Pátio de Eventos da cidade, começou sua programação em alto nível de energia e agitação. A noite foi marcada pelo som do trap, com apresentações de Teto e Matuê, além do brega de Raphaela Santos e das potentes sonoridades e letras da pernambucana Doralyce, além do espetáculo Pernambuco Meu País, que sempre abre as atividades do palco, sob direção musical de Maciel Salú e coreografia de Maria Paula Costa Rêgo. Nos dias seguintes, se apresentariam ainda grandes nomes da música brasileira e pernambucana, como Zeca Baleiro, Nando Cordel, Juliana Linhares, Mestre Anderson Miguel, Michele Andrade e Iguinho e Lulinha.

Um dos grandes destaques de Pesqueira foi a realização de ações e vivências em territórios descentralizados da cidade, como Cimbres, Mutuca e Mimoso, além da comunidade indígena Xukuru, que recebeu uma atividade de imersão gastronômica, conectando saberes, territórios e práticas alimentares ancestrais. Nos outros distritos, atividades para crianças, shows e cortejos que ampliaram ainda mais o acesso à cultura promovido pelo festival. 

Já no centro da cidade, a Praça do Rosa e seu entorno se transformou em um grande centro de efervescência cultural. Por lá, foram montados polos como o País das Culturas Populares, recebendo importantes artistas e grupos da cultura popular pernambucana, do coco ao afoxé, passando pelo cavalo marinho e pelo maracatu rural, além do País da Música, que contou com noites de rock, brega e samba. Lá também foi instalado o País da Economia Criativa, com a comercialização de produtos de artesanato e gastronomia, e o País das Brincadeiras, com ações voltadas aos pequenos e suas famílias.

Pesqueira também recebeu uma das grandes novidades desta edição do festival, o Forma PE, com ações formativas em diversos segmentos. Neste fim de semana, as atividades por lá foram voltadas para artes visuais, música, moda e empreendedorismo. Já a outra novidade do festival, o Rede PE, que integra os mais diversos órgãos públicos do Estado, contou com iniciativas do Detran, Secretaria da Mulher, Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Secretaria de Comunicação, Agência de Empreendedorismo de Pernambuco, Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo e Secretaria de Meio-Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha.

A passagem do Pernambuco Meu País por Pesqueira movimentou cerca de R$ 3 milhões na economia local, levando 40 mil turistas para a cidade, com uma ocupação de 91% da rede hoteleira, além de gerar 800 empregos diretos nos setores de hospedagem, gastronomia, comércio e artesanato. 

“Mais um ano que Pesqueira se mostrou um território tão fértil para a cultura no Pernambuco Meu País. Foram dias lindos, com nossas expressões artísticas tomando as ruas da cidade e dos distritos descentralizados durante os dias e shows incríveis pela noite. Abraçamos e fomos abraçados pelo povo pesqueirense”, afirma a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula

“A quarta parada do Festival Pernambuco Meu País iniciou no último fim de semana em Pesqueira, no Agreste do nosso estado, levando a riqueza e a diversidade da cultura pernambucana, assim como grandes nomes da cena artística nacional e local. É mais uma demonstração do compromisso da governadora Raquel Lyra com a descentralização das ações do seu governo, valorizando nossos artistas e democratizando o acesso à cultura no estado, complementa a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Renata Borba. 

O Festival Pernambuco Meu País aporta em Gravatá entre os próximos dias 22 e 24 de agosto, trazendo shows de nomes como Diogo Nogueira, Lenine, Dorgival Dantas, Alexandre Pires e Tarcísio 

Carlos Peruca 20 ago 2025 - 9:02m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Recife é pra ficar – até 25/08
Prefeitura de Tracunhaém
São Lourenço – festa agosto
Governo Pe – prestação de contas 04/08 até 02/09

Governo Pe – prestação de contas 04/08 até 02/09
Prefeitura de Tracunhaém
São Lourenço – festa agosto
Recife é pra ficar – até 25/08