
Hospital dos Servidores do Estado recebe o Projeto
ÓPERAção Musical
Apresentação aconteceu nos jardins da unidade de saúde para pacientes e funcionários
Os jardins do Hospital dos Servidores do Estado (HSE) foram tomados, na manhã desta quinta-feira (14.08), por músicas e histórias contadas através do canto. A unidade de saúde recebeu o projeto ÓPERAção Musical que leva arte através da música para os pacientes e profissionais.
Na ocasião foram apresentados trechos de grandes óperas de Händel, Paisiello, Mozart, Donizzeti, Mascagni, Verdi e Puccini. De acordo com a diretora geral e cantora solista do projeto, Rosemary Carlos, o objetivo é mostrar que a ópera pode ser acessível, acolhedora e emocionante para todos. “Ao tirá-la dos teatros e levá-la para espaços não convencionais, como os hospitais, criamos uma conexão direta com a comunidade”, explica a cantora que antes das apresentações falava um pouco sobre a história de cada música interagindo com o público.
Para a diretora administrativa do HSE, Isabella Nascimento, projetos assim ajudam a proporcionar um ambiente mais acolhedor e humanizado. “Esse projeto vai além de uma apresentação musical, representando uma iniciativa terapêutica. A música produz efeito relaxante”.
A idosa, Josefa da Silva, de 84 anos, está internada há 12 dias, tratando uma trombose. Ela e a filha deixaram o quarto do Hospital para ver a apresentação. “Minha mãe ama música e dança. Vir aqui ver essa apresentação alivia os dias que passamos fazendo tratamento”, fala Maria de Lourdes. Elas se juntaram a dezenas de outras pessoas, entre funcionários, pacientes e acompanhantes para assistir a Ópera, alguns pela primeira vez, a exemplo de Marcondes Luís. “Eu estava passando na rua e escutei a música. Como sempre trago minha mãe para consultas aqui no HSE, entrei para ver do que se tratava. E foi uma bela surpresa. É a primeira vez que vejo uma ópera”.
Segundo a funcionária do HSE, Maria Lucia Marinho, a apresentação foi um momento especial, encantando funcionários e pacientes. “A oportunidade de vivenciar uma Ópera foi um verdadeiro presente para todos. Fabuloso”, exclamou.
A apresentação encerrou o ciclo de apresentações do projeto pioneiro que já passou por outros quatro hospitais da Região Metropolitana do Recife. A Iniciativa foi contemplada pelo fomento à Cultura da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB Pernambuco).


Deixe uma resposta