
Em encontro do Esfera no Recife, governadora Raquel Lyra apresenta ações diante do tarifaço e destaca avanços na infraestrutura
Durante o painel Esfera Infra, a gestora ressaltou plano emergencial para manter produção e ampliar destinos internacionais para produtos pernambucanos
No seminário Esfera Infra que debateu infraestrutura no cenário nacional, realizado neste sábado (9) no Recife, a governadora Raquel Lyra destacou as ações do Governo de Pernambuco para enfrentar os impactos do pacote de sobretaxas anunciado pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Entre as medidas analisadas e estruturadas pela gestão estadual, estão apoio logístico ao setor produtivo, operações de crédito para compensação e abertura de novos mercados, como Europa e China, para escoar a produção.
O chamado tarifaço atinge diretamente a fruticultura irrigada e o setor sucroalcooleiro do Estado, especialmente no Sertão do São Francisco e na Zona da Mata. Durante o painel com o tema “Potência Nordeste”, que foi dividido com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, a gestora Raquel Lyra ressaltou que Pernambuco tem mantido um diálogo permanente com o governo federal, incluindo reuniões com o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para construir soluções emergenciais que evitem prejuízos à produção e ao emprego.
“Temos dois pontos importantes, que é a questão da distribuição do açúcar e da manga, ambos com janela aberta para exportação. São 120 mil empregos diretos gerados a partir da fruticultura irrigada, por exemplo. Estamos trabalhando muito, junto com o governo federal, acreditando na força do diálogo para que essa safra não se perca e os empregos sejam mantidos na ponta, quer com subvenção, quer com novas oportunidades de mercado. É nosso compromisso com o setor produtivo e é nosso compromisso com os trabalhadores da agricultura de Pernambuco”, destacou a governadora.
Desde o início do anúncio da taxação pelos Estados Unidos, a governadora abriu um grupo de trabalho na gestão para conversar com os setores econômicos e criar o plano de soluções para evitar maiores impactos.
Também presente no painel “Potência Nordeste”, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, comentou os desafios enfrentados pelo estado em decorrência do tarifaço. “Estamos buscando luz das ferramentas do estado para poder mitigar esses impactos. O sal, por exemplo, é uma cadeia produtiva muito importante no Rio Grande do Norte. De forma que, medidas estão em curso, ao mesmo tempo em que estamos nesse diálogo com o governo federal”, afirmou Fátima Bezerra.
INFRAESTRUTURA – Ainda no evento, a governadora Raquel Lyra apresentou iniciativas e investimentos em infraestrutura que vêm sendo realizados em Pernambuco para ampliar a competitividade e atrair novos negócios.
As ações incluem a dragagem do porto interno e externo de Suape, modernização de aeroportos e avanços em Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões. “A nossa concessão da Compesa está próxima de sair, ao mesmo tempo em que estamos trabalhando para a retomada das obras da Transnordestina, que em breve estarão acontecendo aqui no estado, e realizando obras importantes no Porto de Suape e em aeroportos pernambucanos. Queremos garantir novos investimentos para uma região que é solução para o Brasil, diante do seu potencial logístico, da geração de energia limpa e da sua colocação geográfica estratégica”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.



Fotos: Hesíodo Góes/Secom
Deixe uma resposta