Destaques 20ª edição da Corrida das Pontes do Recife tem percurso ampliado e pequenas mudanças no trajeto que irão permitir melhor mobilidade aos corredores

20ª edição da Corrida das Pontes do Recife tem percurso ampliado e pequenas mudanças no trajeto que irão permitir melhor mobilidade aos corredores


Atendendo a um apelo antigo dos corredores, a organização da 20º Corrida das Pontes do Recife Drogasil que será realizada no dia 1 de junho, às 6h30, com largada e chegada no forte do Brum, traz novidades no percurso deste ano. Além dos 5Km e 10Km já tradicionais nos anos anteriores, a competição teve a rodagem da categoria profissional ampliada para 15Km.

“A idéia é justamente contemplar o desejo de uma grande maioria dos atletas adeptos das corridas de rua e instigar outros tantos a cumprir o novo desafio”, comemora o fundador da corrida e ex-atleta olímpico José João da Silva, bi-campeão da Corrida de São Silvestre e sócio da paulista JJS Eventos, empresa que organiza a prova.

Para José João, a corrida que já era considerada a São Silvestre do Nordeste, pela sua tradição e presença em todas as edições de corredores de elite internacionais e de outros estados do país, este ano realmente faz jus ao título ao incluir a modalidade de 15km na prova profissional. Todos os percursos esse ano tem pequenas alterações por conta de algumas obras que estão sendo executadas nas vias públicas do centro do Recife.

Mas isso, segundo Zé, como é carinhosamente conhecido por todos, foi um ponto bastante positivo já que em alguns trechos a prova está mais reta, mais plana. “Fizemos algumas mudanças técnicas necessárias por conta das obras e pelo incremento do percurso dos 15km, mas para os atletas, sobretudo os de elite, acreditamos que terão benefícios de mobilidade e rendimento, já que vão enfrentar menos curvas e também pelo fato de em alguns trechos não terem que dividir espaço com os veículos”, pontua o organizador.  

Entre os mais de seis mil atletas que são esperados para a prova estão confirmadas as presenças da dupla de quenianos Viola Jelagat Kosgei, que, pelo segundo ano consecutivo, disputa a prova feminina da Corrida das Pontes do Recife em busca do título, e Wilson Mutua Maina, que participa pela primeira vez da competição pernambucana. A atleta do Kênia, de 25 anos, conquistou a terceira colocação no ano passado. A participação da dupla reforça o caráter internacional e competitivo do evento, que é considerado uma das principais corridas de rua do Nordeste brasileiro.

Além das corridas de 5km, 10km e 15km, a Corrida das Pontes do Recife tem caminhada de 5km, a corrida especial 10km para pessoas portadoras de deficiência, e a prova infantil ou “Corridinha das Pontes” como é chamada, com percurso de 1,6km com largada após a corrida adulta e está marcada para às 9h com largada também no Forte do Brum. A Corridinha das Pontas é destinada para crianças e adolescentes da rede pública municipal do Recife e inscrições gratuitas somente através da Secretaria de Esportes do município.

Mesmo com a mudança, a JJS Eventos, empresa que organiza a prova de pedestrianismo teve o cuidado para não perder a tradição que mantém desde a primeira edição, que é de passar 7 vezes pelas pontes do centro do Recife. O trajeto da corrida contempla vários pontos turísticos e as pontes do Limoeiro, Ponte Princesa Isabel, Ponte Buarque de Macedo, Ponte Maurício de Nassau, Ponte Duarte Coelho e Ponte Boa Vista.

Nesta 20ª edição, as premiações em dinheiro são no valor total de R$ 12 mil, além de troféus para os 5 primeiros colocados masculino e feminino da prova profissional de 15km. E os primeiros colocados de cada gênero ainda levam uma E-bike elétrica Shineray, no valor de R$ 4.490,00.

As inscrições para as modalidades de corrida 5km, 10km e 15km, e caminhada 5km, estão abertas e podem ser efetuadas no site oficial www.corridadaspontesdorecife.com.br e nos parceiros ticket sports, minhas inscrições e ticket next. Os valores variam e estão disponíveis no site oficial.  O público com idade a partir de 60 anos têm desconto de 50% no valor das inscrições.

A Corrida das Pontes do Recife Drogasil é realizada pela paulista JJS Eventos e conta com o apoio oficial da Federação Pernambucana de Atletismo (fepa); patrocínio master da rede de farmácias Drogasil e da Secretaria de Esportes da Prefeitura do Recife e co-patrocínio do Boris Berenstein/Cerpe e Fibrasa. O evento é apoiado pela Shineray do Brasil, Carrefour, Montevergine, Betânia/ YoBem, Zé Atacadista e Powerade.

QUEM É JOSÉ JOÃO DA SILVA?

NASCIDO EM BEZERROS, PERNAMBUCO, JOSÉ JOÃO DA SILVA É UM RENOMADO ATLETA BRASILEIRO DE CORRIDAS DE LONGA DISTÂNCIA QUE SE DESTACOU NO CENÁRIO ESPORTIVO NACIONAL AO VENCER A CORRIDA INTERNACIONAL DE SÃO SILVESTRE DUAS VEZES, EM 1980 E 1985, QUEBRANDO O jejum de 34 anos sem vitórias brasileiras na Corrida Internacional de São Silvestre ao vencer a prova em 1980. A última vitória de um brasileiro havia sido em 1946, com Sebastião Alves Monteiro.

SUA TRAJETÓRIA NO ATLETISMO COMEÇOU DE FORMA INUSITADA. NOS ANOS 1970, AO TRABALHAR COMO ENTREGADOR DE PIZZAS EM SÃO PAULO, ELE SE DEPAROU COM A SÃO SILVESTRE ENQUANTO FAZIA UMA ENTREGA NA NOITE DE 31 DE DEZEMBRO. INSPIRADO PELO EVENTO, DECIDIU SE DEDICAR À CORRIDA.

ALÉM DAS VITÓRIAS NA SÃO SILVESTRE, JOSÉ JOÃO DA SILVA FOI BICAMPEÃO DA MEIA MARATONA DA INDEPENDÊNCIA EM 1980 E 1982. ELE TAMBÉM REPRESENTOU O BRASIL NOS JOGOS OLÍMPICOS DE LOS ANGELES EM 1984, COMPETINDO NAS PROVAS DE 5.000 E 10.000 METROS. APÓS ENCERRAR SUA CARREIRA COMO ATLETA PROFISSIONAL, JOSÉ JOÃO DA SILVA CONTINUOU ENVOLVIDO NO MUNDO DAS CORRIDAS, ORGANIZANDO EVENTOS E PROMOVENDO O ESPORTE MUNDO AFORA.

Retirada dos kits de participação:

Dias: 30 e 31 de maio de 2025 (sexta e sábado)

Horário: Das 9h às 19hs

Local: FarmáciaDrogasil – Rua Amélia, 542 – Graças – Recife

Carlos Peruca 19 maio 2025 - 18:37m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Xeque Treinamentos Chega à Carpina
Prefeitura de São Lourenço – Bolsa Atleta
Prefeitura do Recife
Gov Pe – Tarifa Social.
Prefeitura de Tracunhaém

Prefeitura de Tracunhaém
Xeque Treinamentos Chega à Carpina
Gov Pe – Tarifa Social.
Prefeitura do Recife
Prefeitura de São Lourenço – Bolsa Atleta