
Argentina lidera número de visitantes internacionais a Pernambuco no 1º trimestre de 2025
Dados da Polícia Federal em parceria com o OBMigra demonstram um crescimento de 45,37% na entrada de argentinos
Recife, 7 de maio de 2025 – Com a ampliação do número de voos diretos para destinos internacionais, Pernambuco dispara em forte crescimento na atração de turistas do exterior. Os dados do primeiro trimestre de 2025 atestam um protagonismo crescente da Argentina como principal mercado emissor estrangeiro para o Estado. Entre janeiro e março deste ano, 5.505 argentinos desembarcaram no Aeroporto Internacional dos Guararapes, o que representa um aumento de 45,37% em relação ao mesmo período de 2024, segundo levantamento da Polícia Federal em parceria com o OBMigra (Observatório das Migrações Internacionais).
O levantamento de mercados emissores é feito mensalmente pelo Observatório do Turismo de Pernambuco, setor da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e Empetur. A movimentação total de passageiros argentinos no aeroporto chegou a 10.954, considerando embarques e desembarques.
O secretário Kaio Maniçoba comentou a articulação do Governo do Estado na atração de visitantes internacionais.
“O trabalho junto às operadoras de viagens, companhias aéreas, participação em eventos do setor turístico, vem dando frutos nos últimos anos. Esse crescimento expressivo do mercado argentino é reflexo direto da intensa promoção que o Governo do Estado, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, tem feito na América do Sul e na Europa. Em relação à Argentina, além dos investimentos em ampliar a frequência aérea entre nossos países, a abertura de novas rotas, como o voo direto da GOL entre Córdoba e Recife, iniciado agora em abril, e a recente conquista da nova operação da JetSMART ligando Buenos Aires ao Recife, fortalecem ainda mais essa conexão que temos com nossos hermanos”, destacou o secretário.
Para Maniçoba, os números demonstram que Pernambuco está cada vez mais consolidado como um destino competitivo no cenário internacional. “A tendência é de crescimento. Estamos posicionando o Estado com força no mercado estrangeiro, levando a beleza, a cultura e a hospitalidade de Pernambuco para além das fronteiras. O turista vem para cá e deixa na nossa economia geração de emprego, renda e desenvolvimento para nossa população”, completou.
O presidente da Empetur, Eduardo Loyo, também comenta o bom resultado: “O crescimento expressivo no número de turistas estrangeiros, especialmente da Argentina, é fruto direto da estratégia adotada pelo governo Raquel Lyra para promover Pernambuco como destino turístico, tanto no cenário internacional quanto nacional. Estamos atuando de forma integrada na divulgação do Estado, na ampliação da conectividade aérea e no fortalecimento das parcerias com o trade turístico. Pernambuco está de volta à prateleira do turismo”, afirmou.
Seguindo a Argentina, está Portugal, que enviou 4.655 turistas para Pernambuco. O Uruguai ocupou a terceira colocação, com 2.250 entradas registradas, enquanto o Chile ficou em quarto lugar, com 1.240 visitantes. Na quinta posição, apareceu a Alemanha, com 966 turistas. A Itália ocupou o sexto lugar no ranking, com 938 entradas, seguida pela França, com 811. Os Estados Unidos ficaram em oitavo lugar, registrando 786 visitantes, enquanto a Suíça e a Espanha completaram o top 10, com 493 e 473 turistas, respectivamente.
Deixe uma resposta