
Aumenta denúncias sobre perigos do transporte clandestino em Pernambuco
O Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Passageiros do Estado de Pernambuco (SERPE) alerta sobre o aumento das denúncias sobre perigos do transporte clandestino no estado. O whatsapp da campanha “Diga Não ao Transporte Clandestino” vem registrando diversas mensagens de passageiros insatisfeitos com as irregularidades dos serviços oferecidos. Quem desejar colaborar deve mandar mensagem para (81) 99936 – 6308.
“O público tem correspondido e as denúncias que estão chegando são encaminhadas a Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal (EPTI)”, conta a assessora da Presidência do Serpe, Érica Souto, destacando a importância da participação popular. Os assuntos são diversos. Falta de segurança, itinerário irregular, sem tarifa definida e sem transportar gratuitamente idosos e pessoas com deficiência, dentre outras. Estima-se que 1 milhão de passageiros são transportados por mês pelos clandestino em Pernambuco.
Do ponto de vista legal, o transporte clandestino é proibido por não passar pelo crivo da administração pública, usar veículos inadequados, sem conforto, higiene e principalmente segurança. Esse tipo de transporte não tem respaldo de entes públicos em caso de acidentes; condutores podem não ter habilitação adequada para o transporte de passageiros; viagens clandestinas podem levar pessoas que não querem ser identificadas; em caso de fiscalização, passageiro terá grandes transtornos.
Deixe uma resposta