Destaques Pernambuco celebra França: ampla programação apoiada pelo governo estadual reforça laços de amizade nos 200 anos de relações diplomáticas Brasil-França

Pernambuco celebra França: ampla programação apoiada pelo governo estadual reforça laços de amizade nos 200 anos de relações diplomáticas Brasil-França


Programação contempla atividades em Pernambuco e na França, incluindo intercâmbio artístico, cultural, gastronômico e científico e segue de maio a novembro de 2025O governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais (Saespri), da Secretaria de Cultura (Secult), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e da Agência de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Adepe), realizou, nesta quarta-feira, 30 de abril, no auditório da Secti, o lançamento do calendário de atividades do ‘Pernambuco celebra França’, em comemoração aos 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o país europeu. A ação tem parceria do Consulado Geral da França no Recife e de outros interlocutores locais como a Abrasel, Caixa Cultural, UFPE e UFRPE.

Reunindo representantes do governo do Estado e das instituições parceiras, o evento apresentou o calendário das diversas ações que serão realizadas entre maio e novembro deste ano em Pernambuco e na França. “O ‘Pernambuco celebra França’ é uma oportunidade simbólica e concreta para reafirmarmos os laços históricos e contemporâneos entre Pernambuco e a França. Temos colhido frutos valiosos de uma cooperação ativa nas áreas da cultura, da educação e da sustentabilidade ambiental. Projetos como o Francescola e o intercâmbio entre artesãos franceses e pernambucanos fortalecem não apenas as nossas relações diplomáticas, mas também ampliam as oportunidades de aprendizado mútuo. O convite feito pelo governo francês para a participação de Pernambuco na III Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, a ser realizada na França em junho deste ano, também é mais uma demonstração da confiança mútua e do alinhamento de agendas que unem nossos territórios em prol de um futuro mais justo e sustentável”, destaca o secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, João Salles.
Entre outras ações programadas também está a realização da exposição ‘Terra-mar’, mostra inédita que une ciência, arte e conscientização ambiental para ensinar aos visitantes sobre a interconexão entre o ecossistema terrestre e marinho. Liderada pelo Laboratório TAPIOCA (UFPE e UFRPE), a exposição visitará a cidade francesa de Montpellier e integrará a programação paralela à Conferência dos Oceanos da ONU. No segundo semestre, a exposição Terra-mar virá a Pernambuco de maneira itinerante, para desembarcar na Torre Malakoff, no Recife, e deverá passar por outras cidades no interior do Estado.
Em parceria com a Abrasel, o calendário também contará com a realização de um festival gastronômico temático e com o lançamento do livro Cores e Sabores que celebra o encontro da gastronomia pernambucana com a francesa.
Em maio, artesãos pernambucanos irão participar de intercâmbio artístico na Bienal Révélations – Bienal Internacional de Criação Contemporânea em Ofícios de Arte, que acontece no Grand Palais (Atelier D’art), em Paris, e representa a principal plataforma econômica para criadores e profissionais do mercado, com foco em artesanato, design e arte contemporânea.

Em 14 de julho e, depois, em 9 de novembro, a fachada da Caixa Cultural Recife, prédio projetado pelo Francês Georges Henry Munier em 1912, receberá uma iluminação que celebra as cores do país europeu.
Dando continuidade às ações comemorativas, em setembro, também será realizado o 1º Encontro Internacional de Forró de Raiz, em Lille, na França, com o objetivo de promover internacionalmente o forró, uma expressão cultural que é autêntica do Nordeste brasileiro.
“As várias nuances da relação histórica entre Pernambuco e a França mostram sua força com uma programação tão rica e tão diversa culturalmente, que visita os territórios e promove intercâmbios muito significativos. Assim, reforçam-se vínculos existentes, mas criam-se também outros novos, que revigoram nossa cultura e apontam para o futuro”, afirma a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, que destaca ainda a influência arquitetônica e a importância do turismo cultural entre os dois destinos.
A programação do ‘Pernambuco celebra França’ conta ainda com ações na área de ciência e tecnologia apoiadas pela Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação, o que inclui a edição francesa do Programa Global PE, iniciativa do Governo do Estado para apoiar a internacionalização de startups pernambucanas, conectando-as aos ecossistemas de inovação globais.
“O ‘Pernambuco celebra França’ é também uma oportunidade para ampliar as fronteiras do conhecimento e da inovação. A ciência e a tecnologia têm um papel central nesse intercâmbio, conectando talentos pernambucanos a redes internacionais de pesquisa, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável. Através de iniciativas como a edição francesa do Programa Global PE, estamos fortalecendo a presença de Pernambuco nos ecossistemas globais de inovação, promovendo oportunidades concretas para nossas startups e consolidando parcerias estratégicas que impactam positivamente nosso futuro econômico e social”, destaca a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricelia Montenegro.

O cônsul Geral da França em Pernambuco, Serge Gas, diz que Pernambuco ocupa um lugar especial na amizade entre a França e o Brasil, sendo sede histórica do Consulado-Geral da França para o Nordeste há quase dois séculos. “A Temporada França-Brasil 2025 terá aqui uma importância particular, com uma programação rica e variada, que reflete a diversidade da cooperação cultural entre os nossos dois países. Em Pernambuco, essa programação destacará temas que estão no centro da Temporada: o combate às mudanças climáticas, o fortalecimento da democracia e a celebração da diversidade”, pontua.
Segundo o diplomata, Pernambuco dará à celebração um toque muito especial, que vai além dos temas da Temporada, reafirmando o compromisso de manter viva a amizade entre a França e o Brasil.
Pernambuco e a França
A França foi um dos primeiros países europeus a reconhecer a independência da nossa então jovem nação. A influência do ideário da Revolução Francesa, que pregava liberdade, igualdade e fraternidade, foi grande inspiração para a Revolução Pernambucana de 1817, que criou a primeira república em território brasileiro e fez de Pernambuco um país.
A ponte cultural entre os dois lugares se manifesta, ao longo do tempo, em diversos aspectos. Da arquitetura, que tem como expoentes o Teatro de Santa Isabel e o Mercado de São José, no Recife, passando por hábitos gastronômicos e a etiqueta à mesa, a influência francesa ressoa sempre que se ouve um ‘anarriê’ e um ‘alanvantú’ numa quadrilha junina, expressão cultural tão popular e nordestina que incorporou essas (en arrière e en avant tous) e outras expressões originárias do idioma francês, com nosso sotaque próprio.
Intercâmbio de artistas
Entre os artistas pernambucanos que participarão da programação de intercâmbios está o músico Maciel Salú, mestre de Maracatu Rural e Cavalo Marinho, e ativista pela Cultura Popular, que fará uma residência artística na região francesa da Bretanha. “A gente sabe que só uma ida ao local não é suficiente para conhecer a cultura de uma região. Quero conhecer de maneira mais profunda, saber o que tem de semelhante, a história dos mestres e mestras da Bretanha”, afirma o artista.
O rabequeiro e membro da família Salustiano, referência na cultura popular, já esteve na região em 2017. “Pude ver pessoas que trabalham no campo, que me lembraram um pouco a gente quando está no terreiro, o caboclo de lança, quero saber um pouco mais dessa cultura e mostrar o que é o maracatu, os cortadores de cana, o cavalo-marinho, o coco, a ciranda, o mamulengo”, completa Maciel.
Outro artista pernambucano que irá para a França durante a programação do ‘Pernambuco celebra França’ é Diogo Oliveira ‘Diogum’, que produz esculturas de ferro fortemente marcadas por elementos da sua ancestralidade e religião. Ele vai participar, com Fernando Ancil (Marcenaria Olinda), da Bienal Internacional das Artes e Ofícios Criativos – Révélations, em Paris, de 21 a 25 de maio.
“Vai ser uma troca muito legal e interessante entre os dois países”, projeta Diogum. “A importância para mim é realmente fazer essa troca artística, conhecer um pouco da arte deles lá de perto, visceralmente, e levar o meu trabalho, minha arte, meu design e minha cultura”, completa o pernambucano.
A troca cultural terá ainda o I Encontro Internacional de Forró de Raiz, com a participação de um grupo de forró pernambucano. O festival será realizado entre os dias 12 e 14 de setembro na cidade de Lille, na França.

Gastronomia e lançamento de livro
Além de arte, a gastronomia marca presença. De 15 de maio a 1º de junho, acontece o Festival Brasil Sabor, em Fernando de Noronha. O evento reúne chefs convidados para protagonizar colaborações especiais com os estabelecimentos da ilha, fazendo uma interação entre as cozinhas francesa e brasileira, além de contar com apresentações culturais e palestras sobre sustentabilidade na gastronomia. A ideia é promover experiências únicas aos visitantes.
Em 24 de julho, no Espaço de Eventos e Restaurante Catamarã, no Recife, será lançada a terceira edição do livro ‘Cores e Sabores’, com a presença de chefs renomados, empresários do setor e entusiastas da gastronomia. A publicação contará com um editorial composto por restaurantes associados da Abrasel/PE que exploram a gastronomia francesa.
Meio ambiente e ciência
O Governo de Pernambuco foi convidado para compor a coalizão do Ocean Rise and Coastal Resilience e participará da III Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, realizada na cidade de Nice, na França. Haverá ainda visitas às cidades de Marseille e Montpellier.
A importância da biodiversidade marinha e seu impacto na sociedade são objeto de outra ação, a exposição Terra-Mar, idealizada pelo Laboratório Internacional TAPIOCA (Tropical Atlantic Interdisciplinary Laboratory on Physical, Biogeochemical, Ecological and Human Dynamics), grupo de pesquisadores brasileiros e franceses que estudam a biodiversidade marinha. A exposição, que será montada na cidade francesa de Montpellier, em junho, e na Torre Malakoff, no Recife, em outubro, partindo em seguida para uma itinerância em outros municípios pernambucanos, ensina aos visitantes a interconexão entre o ecossistema terrestre e o marinho.
Também serão realizados os Seminários Temáticos com Pesquisadores Franceses dos Projetos CAPES-COFECUB – Brasil, programa que incentiva o intercâmbio acadêmico, a produção científica e a formação de jovens pesquisadores entre Brasil e França há mais de 40 anos. Os pesquisadores virão a Pernambuco para discutir temas como inovação e ambientes marinhos, inovação e saúde, e inovação e transição ambiental com o público local interessado.

Internacionalização de Startups pernambucanas
O Global PE é um programa do Governo de Pernambuco dentro do Inova.PE que tem o objetivo de apoiar a imersão de startups pernambucanas no ecossistema de inovação de países parceiros, através de intercâmbio. O edital, lançado em parceria com a FACEPE, sempre possui um país de destino parceiro, que nesta segunda edição será a França.
O programa oportuniza a interação com atores de ecossistemas de inovação internacionais, por meio da geração de novos negócios, PD&I e qualificação de recursos humanos de alto nível, fortalecendo o ecossistema de inovação em Pernambuco.

Programação

15 de maio a 1º de junho
Festival Brasil Sabor, com chefs convidados, apresentações culturais e palestras
Local: Fernando de Noronha – Brasil
21 a 25 de maio
Participação dos artesãos pernambucanos Diogo Oliveira ‘Diogum’ e Fernando Ancil (Marcenaria Olinda) na Bienal Internacional das Artes e Ofícios Criativos – Révélations. A ação é uma parceria com o Consórcio Nordeste.
Local: Grand Palais (Atelier D’Art), Paris – França

7 a 13 de junho
Participação do Governo de Pernambuco na III Conferência das Nações Unidas sobre Oceanos 2025
Local: Nice – França
17 de junho
Abertura da exposição ‘Terra-Mar’ na França
Local: Aquário de Montpellier/Saison Croisée – França
26 de junho
Residência artística do cantor, rabequeiro, mestre de Maracatu Rural e Cavalo Marinho, Maciel Salú
Local: Bretanha – França

14 de julho
Iluminação na fachada da Caixa Cultural Recife, prédio projetado pelo francês Georges Henry Munier, em 1912
Local: Caixa Cultural – Av. Alfredo Lisboa, 505 – Bairro do Recife, Recife – Brasil
24 de julho
Lançamento do livro Cores e Sabores de Pernambuco/Abrasel-PE
Local: Espaço de Eventos e Restaurante Catamarã, Recife – Brasil
12 a 14 de setembro
I Encontro Internacional de Forró de Raiz, com artista de Pernambuco. A ação é uma parceria com o Consórcio Nordeste.
Local: Lille, França
11 de outubro
Abertura da exposição ‘Terra-Mar’ no Brasil
Local: Torre Malakoff, Recife – Brasil
16 e 18 de outubro
Arena Rec’N’Play, com visita de delegação francesa para rodadas de negócios e painel de debate sobre internacionalização com a participação do Cônsul Geral da França, Serge Gas
Local: Recife – Brasil

27 de outubro a 1º de dezembro
Residência Artística de estudantes franceses para aperfeiçoamento sobre a história, cultura e técnica do artesanato de Pernambuco
Local: Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda – Brasil

09 de novembro
Iluminação na fachada da Caixa Cultural Recife, prédio projetado pelo francês Georges Henry Munier, em 1912
Local: Caixa Cultural – Av. Alfredo Lisboa, 505 – Bairro do Recife, Recife – Brasil

Carlos Peruca 01 maio 2025 - 17:16m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Crescimento PE – Até 02/05
COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2025 MARÇO DE 20 Á 31/ 2025
Xeque Treinamentos Chega à Carpina
Prefeitura de Tracunhaém
Prefeitura de São Lourenço

Prefeitura de São Lourenço
COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2025 MARÇO DE 20 Á 31/ 2025
Crescimento PE – Até 02/05
Xeque Treinamentos Chega à Carpina
Prefeitura de Tracunhaém