Destaques No Agreste, população aponta proteção às pessoas vítimas de violência e às mulheres como sugestões emergenciais

No Agreste, população aponta proteção às pessoas vítimas de violência e às mulheres como sugestões emergenciais


A Secretária Lucinha Mota recebeu demandas da população no movimento Ouvir para Mudar, que está coletando sugestões da população para a construção do Plano Plurianual (PPA), do Governo de Pernambuco, que aportou nesta sexta-feira (21/09), nas cidades de Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, no agreste do estado. Entre as temáticas mais cobradas, destacaram-se o fortalecimento das políticas públicas na proteção a pessoas vítimas de violência e às mulheres.

Lucinha acompanhou as atividades comandadas pela governadora Raquel Lyra e coordenou a sala temática sobre Segurança e Cidadania, na capital da sulanca. “Em sessenta dias, a governadora Raquel Lyra já entregou seis delegacias 24h da Mulher; nos primeiros nove meses já empossou 338 policiais penais, entregou a unidade dois de Itaquitinga, abriu concurso para as forças de segurança. Com muito foco, trabalho e esforço, muito vem sendo feito para devolver a paz a Pernambuco”, pontuou a secretária.

As salas temática trouxeram, ainda, sugestões de políticas públicas para as pessoas LGBTQIA+, criação de um fundo especial para a pessoa com deficiência; investimentos em capacitação das guardas municipais; criação de Políticas de enfrentamento ao feminicídio e violência à mulher; criação da delegacia do idoso em caruaru; além de capacitação e aquisição de equipamentos para as guardas municipais. “Cada fala, cada contribuição dessa será levada em consideração. Porque quem sente na pele as necessidade pode expressá-las com muito mais propriedade”, completou a gestora.

Maria Girlene, de Jataúba, pediu melhoria no transporte para pessoas com deficiência. Já Rubiana Josafá da Silva, da mesma cidade, solicitou a volta do Programa Leite Para Todos. “Está fazendo muita falta. Só as mães sabem”, registou a dona de casa. O estudante de direito Marcelo Melo Ramos, de Santa Cruz do Capibaribe, requisitou a ampliação de vagas no sistema prisional.

As agendas foram acompanhadas pelos secretários executivos da SJDH Anselmo Araújo (Justiça e Promoção do Direito do Consumidor), Flávio Oliveira (Coordenação e Gestão), Jayme Asfora (Direitos Humanos) e Paulo Paes (Ressocialização). O movimento Ouvir Para Mudar segue nesta sexta-feira (22/09) para as cidades de Arcoverde e Garanhuns. No sábado (23/09), a parada será na cidade de Carpina, na Zona da Mata Norte.

Fotos: Divulgação/SJDH

Carlos Peruca 22 set 2023 - 14:03m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Recife é pra ficar – até 25/08
Prefeitura de Tracunhaém
Governo Pe – prestação de contas 04/08 até 02/09
São Lourenço – festa agosto

Recife é pra ficar – até 25/08
Prefeitura de Tracunhaém
Governo Pe – prestação de contas 04/08 até 02/09
São Lourenço – festa agosto