Política Eduardo da Fonte solicita ao Governo de Pernambuco emissão de carteira de identificação para autistas

Eduardo da Fonte solicita ao Governo de Pernambuco emissão de carteira de identificação para autistas


O deputado federal Eduardo da Fonte (PP), por meio do Ofício n° 003/2022, solicitou ao Governo de Pernambuco nesta quarta-feira (05) a oferta da emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) em todo o estado. Com o documento, pessoas com o transtorno passarão a ter atenção integral, com prioridade de atendimento nos serviços públicos e privados, em especial, nas áreas de saúde, educação e assistência social. A demanda foi levada ao deputado pela advogada em Direito da Saúde e da Pessoa com Deficiência, Viviane Guimarães.

“Esse é um documento muito importante para a pessoa autista, pois amplia os direitos fornecidos a ela. Além disso, com a carteirinha, o estado e os municípios terão um controle maior do número de autistas e isso possibilitará a criação de novas políticas públicas que permitam um atendimento mais adequado para pacientes e familiares”, destacou Eduardo da Fonte.

O documento foi criado pela LEI Romeo Mion, n° 13977/2020, sendo responsabilidade dos estados e municípios. Atualmente, 12 estados brasileiros e mais de cinquenta municípios emitem a carteira de identificação dos autistas. Em alguns locais, a sinalização do autismo é registrada na carteira de identidade. O documento deve ser emitido mediante requerimento, acompanhado de relatório médico com identificação do transtorno.

Juliany Maria 05 jan 2022 - 20:44m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Xeque Treinamentos Chega à Carpina
Gov Pe – Tarifa Social.
Prefeitura de Tracunhaém
Prefeitura de São Lourenço – Bolsa Atleta

Prefeitura de Tracunhaém
Gov Pe – Tarifa Social.
Prefeitura de São Lourenço – Bolsa Atleta
Xeque Treinamentos Chega à Carpina