Para Joel da Harpa caso Porto de Galinhas reforça importância do investimento nas guardas municipais
O recente episódio de violência envolvendo turistas em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, reacendeu o debate sobre o papel estratégico dos municípios na segurança pública, especialmente em cidades com forte vocação turística. Para o presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Deputado Joel da Harpa, o desempenho consistente da Guarda Municipal, tem sido apontada como exemplo de como o investimento em gestão local pode evitar danos maiores à população e à imagem do destino.
Segundo o parlamentar, o episódio em Porto de Galinhas evidencia um caminho que precisa ser aprofundado em todo o estado. “O foco da segurança pública em 2026 deve ser o investimento na gestão municipal. O debate precisa sair do discurso e ir para a prática. É investir em tecnologia, capacitação, planejamento e integração. A Guarda Municipal bem estruturada é uma aliada fundamental da Polícia Militar e da Polícia Civil”, reforçou. O caso apesar de negativo em sua origem, acabou evidenciando que municípios preparados conseguem responder rapidamente, conter danos e reafirmar a segurança como prioridade de gestão.
“A segurança pública não se faz apenas com polícia estadual. Quando há investimento em gestão municipal de segurança e valorização desses profissionais, os resultados aparecem”, destacou Joel da Harpa. Defensor histórico da categoria, o deputado avalia que essas corporações precisam de mais estrutura, capacitação e respaldo legal para atuar de forma integrada, especialmente em áreas turísticas, onde pequenos conflitos podem ganhar grandes proporções.



Deixe uma resposta