Destaques Medidas preventivas no uso do gás de cozinha evitam acidentes domésticos

Medidas preventivas no uso do gás de cozinha evitam acidentes domésticos


Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) reforça a importância de adotar medidas preventivas no uso do gás de cozinha, visando a segurança da população

O gás de cozinha, também denominado GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), está presente largamente em grande parte dos lares e estabelecimentos comerciais. Para que o seu uso seja seguro e os acidentes evitados, práticas corretas em seu manuseio são essenciais. O protocolo de cuidados inicia no processo de fabricação e deve seguir no dia a dia das pessoas.

Sendo uma mistura de hidrocarbonetos gasosos que, sob pressão, se tornam líquidos, o GLP é naturalmente inodoro. O cheiro marcante do gás, conhecido pela população, é resultado de um aditivo chamado mercaptano. Por meio de resoluções da Agência Nacional do Petróleo (ANP), esse composto é adicionado em pequenas quantidades ao gás, para que, ao mínimo sinal de vazamento, sejam tomadas medidas para evitar acidentes. Ao sentir o cheiro de gás, por exemplo, é indicado não ligar interruptores, aparelhos elétricos ou usar o celular, uma faísca é o suficiente para causar acidentes.

A prevenção requer inspeções regulares: ao comprar o botijão de gás, é importante verificar sua parte física, se não está violado, perfurado ou amassado. “Na instalação, é importante manter o botijão sempre em pé, em um local aberto e arejado. Usar somente mangueira e relógio regulador com o selo do Inmetro, dentro do prazo de validade de 5 anos. Os componentes vencidos são um risco inaceitável”, orientou o chefe da Divisão de Resposta a Desastres, major BM Iuri Givago.

Ainda conforme o major, “Para checar vazamentos, basta utilizar uma esponja de lavar louças umedecida com água e detergente, passando ela próxima à região da válvula de gás. Se houver algum vazamento, bolhas de sabão se formarão na espuma”. A maior parte dos incidentes pode ser evitada com inspeções periódicas, peças adequadas e manuseio correto. Ainda assim, em casos de emergência, deve solicitar a assistência do Corpo de Bombeiros, ligando através do número 193.

Carlos Peruca 08 jan 2026 - 9:49m

0 Comentários

Deixe uma resposta


BORA CONHECER RECIFE?
Governo Pe – INFORMES  Jan 2026
Prefeitura de Tracunhaém
São Lourenço – provisório 27/08

São Lourenço – provisório 27/08
Prefeitura de Tracunhaém
BORA CONHECER RECIFE?
Governo Pe – INFORMES  Jan 2026