Destaques Expectativa da ocupação hoteleira na Ilha de Itamaracá supera os 90% para o Festival Pernambuco Meu País Verão

Expectativa da ocupação hoteleira na Ilha de Itamaracá supera os 90% para o Festival Pernambuco Meu País Verão


Iniciativa do Governo de Pernambuco amplia o acesso democrático à cultura e impulsiona o turismo no Litoral Norte com shows de Lia de Itamaracá, Thiaguinho, Raphaela Santos, Almir Rouche, É o Tchan e mais

A Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte do Estado, recebe a edição de verão do Festival Pernambuco Meu País com mais de 90% de ocupação da rede hoteleira, neste fim de semana. O evento faz parte da iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), em integrar uma política estratégica de democratização do acesso à cultura, desenvolvimento regional e descentralização de destinos turísticos. A ação consolida o retorno da Ilha de Itamaracá à prateleira do turismo de Pernambuco, com foco na ampliação do fluxo de visitantes.

Com programação gratuita, o festival acontece entre os dias 30, 31 e 1º de fevereiro, reunindo grandes expressões da cultura pernambucana e nomes de porte nacional em frente à Fortaleza de Santa Cruz, também conhecida como Forte Orange.

“Estamos inserindo novamente a Ilha de Itamaracá no circuito de grandes eventos de nosso Estado. Valorizar a cultura como um catalisador do desenvolvimento regional é muito importante. Quando juntamos isso à ampliação do turismo, o impacto é enorme em toda a região. O Litoral Norte é um destino belíssimo, com bastante potencial de oferecer ao turista uma experiência completa, e o festival chega para consolidar isso”, afirmou o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

Com a inserção da Ilha de Itamaracá no circuito do Festival Pernambuco Meu País, a iniciativa do Governo do Estado impacta diretamente cadeias produtivas como turismo, comércio, hospedagem, serviço e economia criativa, gerando renda e empregos, além de consolidar a estratégia de descentralização dos destinos turísticos do estado.

O compromisso com a retomada turística do Litoral Norte se reflete nos investimentos em infraestrutura realizados pelo Governo do Estado. A PE-001, no trecho entre o Forte Orange e a rotatória da PE-035, foi concluída com investimento de R$18,8 milhões, enquanto a própria PE-035, principal acesso à ilha, está com mais de 91% de execução em seus 9,6 km. Essas melhorias integram o Programa PE na Estrada, que já restaurou mais de 1.500 km de rodovias estaduais.

“Pernambuco oferece belezas naturais, história e gastronomia peculiar. Esses fatores somados a ações de infraestrutura como a melhoria das estradas para o Litoral Norte e a retirada da penitenciária de Itamaracá ajudam nessa retomada histórica do turismo na região”, afirmou o secretário estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba.

Os números das edições passadas do Festival Pernambuco Meu País evidenciam a importância do evento como um importante indutor de turismo no Estado. Em um levantamento realizado pelo Setor de Estudos e Pesquisas da Empetur, as edições realizadas no mês de dezembro, em Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, registraram média superior a 90% de ocupação hoteleira, com permanência média entre 2,5 e 3 dias.

Na etapa de São José da Coroa Grande do Festival Pernambuco Meu País, o levantamento mostrou que a expectativa de mais de 95% foi superada. O índice de hospedagem foi atualizado após o evento, atingindo mais de 99% de ocupação no município do Litoral Sul. Para esta edição na Ilha de Itamaracá, a expectativa da rede hoteleira é de mais de 90% de ocupação para receber o festival, refletindo o impacto positivo do evento na movimentação turística, na ampliação do fluxo de visitantes e na dinamização da economia em toda a região.

Atraindo turistas de estados vizinhos como Paraíba e Alagoas, e de diversas regiões do país, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e cidades de todo o estado de Pernambuco, o evento promete impulsionar significativamente a economia da região, ampliando a circulação turística no Litoral Norte. Situada a apenas 50 km do Recife, a ilha oferece ao visitante uma experiência única que une diversas praias, patrimônio histórico centenário e contato direto com a natureza preservada, sendo o refúgio ideal para quem deseja descansar longe da agitação dos grandes centros.

ROTEIRO TURÍSTICO – Com uma história que remonta ao período colonial brasileiro, a Ilha de Itamaracá recebe esse nome de origem tupi que significa “pedra que canta” ou “terra do canto”. O destino apresenta diversas praias paradisíacas, como Forte Orange, Pilar, Jaguaribe e Pontal, destacando-se pela variedade de experiências que oferece aos visitantes. As águas calmas do Canal de Santa Cruz, que divide a cidade de Igarassu e a Ilha de Itamaracá, proporcionam banhos tranquilos e seguros, sendo acessíveis diretamente das praias ou através de passeios de barco.

Durante o dia, é possível fazer a travessia de barco a partir do Forte Orange para conhecer a Coroa do Avião, uma pequena ilha do Litoral Norte. Já o passeio de catamarã permite conhecer melhor o Canal de Santa Cruz e os manguezais, oferecendo ao turista a experiência de observar a rica biodiversidade local, além de testemunhar aves marinhas, caranguejos e, com sorte, avistar peixes-boi em seu habitat natural. O Centro de Preservação dos Peixes-Boi Marinhos, gerido pela Fundação Mamíferos Aquáticos, oferece visitas guiadas educativas sobre a conservação da espécie ameaçada de extinção, proporcionando uma experiência única de conscientização ambiental. A Vila Velha destaca-se pelo centro histórico preservado, com a Igreja de Nossa Senhora da Conceição do século XVI e o imponente Forte Orange construído pelos holandeses em 1631.

Ao anoitecer, os visitantes poderão aproveitar o Festival Pernambuco Meu País, em frente à Fortaleza de Santa Cruz, também conhecida como Forte Orange, um dos principais patrimônios históricos de Pernambuco. A programação do final de semana conta com grandes nomes como Lia de Itamaracá, Thiaguinho, Raphaela Santos, É o Tchan, Almir Rouche e Natanzinho Lima. O público também poderá conferir as apresentações de artistas locais e expressões da cultura pernambucana, celebrando a diversidade cultural do estado em um dos cenários mais emblemáticos do Litoral Norte.

Carlos Peruca 30 jan 2026 - 14:03m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Prefeitura de Tracunhaém
Governo Pe – IPVA 2026
São Lourenço – Jan 2026
BORA CONHECER RECIFE?

Prefeitura de Tracunhaém
BORA CONHECER RECIFE?
Governo Pe – IPVA 2026
São Lourenço – Jan 2026