Secretaria Executiva de Direitos Humanos de Jaboatão realiza seminário municipal e reúne representantes da sociedade civil
Em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado nesta quarta-feira (10), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, através da Secretaria Executiva de Direitos Humanos e do Centro Municipal de Formação (CMF), realizou o Seminário Municipal de Direitos Humanos com o tema “Todas as Pessoas Nascem Livres e Iguais em Dignidade e Direitos”, no Auditório da Faculdade Afya, em Piedade.
O momento fez alusão ao dia 10 de dezembro, que marca a adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948, celebrando os direitos fundamentais como vida, liberdade, dignidade e não discriminação.
A discussão ainda reuniu diversos representantes de segmentos de diferentes políticas públicas, como sociedade civil, servidores municipais, pessoas com deficiência (PCD), LGBTQIAPN+, igualdade racial, povos indígenas, políticas públicas para mulheres e combate às drogas. Foram discutidas ações de direitos a todas as pessoas para que elas possam integrar a luta pela igualdade no município.
O seminário faz parte da grade de programação da XII Jornada Municipal dos Direitos Humanos na cidade, que em 2025 traz o tema “Todas as Pessoas Nascem Livres e Iguais em Dignidade e Direitos”, referência à Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). A grade de ações deu início na última quarta-feira (3) e terá encerramento nesta sexta-feira (12).
A secretária executiva de Direitos Humanos e Políticas Sobre Drogas, Karina Antunes, reforçou a importância do momento e a abertura para a discussão sobre diversas classes. “Celebramos esta semana com atividades essenciais para garantir a discussão dos direitos e fortalecer os planos de políticas públicas para o povo do Jaboatão. Ao longo do mês, iremos trabalhar temas e discussões fundamentais que tem como foco a contribuição de várias classes e representações”, declarou.
O coordenador do Centro de Formação do Jaboatão, Marcelo Rocha, destacou a importância em produzir uma roda de diálogo inclusiva com troca de experiências sobre ações de direitos sobre políticas humanas. “Estamos felizes por este encontro, onde celebramos a discussão como um todo. Reunimos estas pessoas para reforçar o nosso compromisso enquanto sociedade, a fim de assegurar o compromisso e o bem-estar de todo o Jaboatonense”, afirmou.
PROGRAMAÇÃO DA XII JORNADA MUNICIPAL DOS DIREITOS HUMANOS:
11/12
Passeio Inclusivo – Adolescentes e Adultos com Deficiência
Local: Parque Aquático Splash Eco Park – Abreu e Lima
12/12
Palestra: Direitos Humanos na Política para a População LGBTQIAPN+
Local: Ambulatório Abby Moreira – Piedade
Foto Edilson Júnior / PMJG




Deixe uma resposta