Destaques Secretaria da Mulher reúne centenas de mulheres no 1º Circuito Pernambucano de Corrida e Caminhada em Nazaré da Mata

Secretaria da Mulher reúne centenas de mulheres no 1º Circuito Pernambucano de Corrida e Caminhada em Nazaré da Mata


O 1º Circuito Pernambucano de Corrida e Caminhada das Mulheres, promovido pela Secretaria da Mulher de Pernambuco, movimentou encheu o Parque dos Lanceiros, em Nazaré da Mata, de energia positiva neste domingo (07). O evento começou às 5h, com a distribuição de mais de 600 kits, e reuniu mulheres de diferentes idades para uma manhã dedicada à saúde, ao autocuidado e à ocupação dos espaços públicos.

O Circuito contou com três modalidades: caminhada (5 km), corrida (5 km e 10 km), reunindo mulheres de diferentes idades e perfis em uma manhã de esporte. Permitindo que cada participante escolhesse o percurso mais adequado ao seu ritmo e preparo físico, com acolhimento e fortalecimento coletivo.

A secretária da Mulher do Estado, Juliana Gouveia, celebrou o sucesso da iniciativa. “A corrida foi extremamente positiva, o primeiro Circuito Pernambucano de Corrida e Caminhada para Mulheres já é realidade, e é a primeira de 12 corridas que vão acontecer em todas as regiões de desenvolvimento do Estado. As mulheres participando, fortalecendo os seus direitos, em mais uma ação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. Hoje as elas correm e caminham por sua saúde, por sua autoestima, mas também pelo enfrentamento à violência”, destacou.

A prefeita de Nazaré da Mata, Aninha da Ferbom, também ressaltou a importância do momento. “É muito importante pra mim, como mulher e primeira prefeita eleita da cidade. E estamos aqui para apoiar a mulher, para que ela seja ouvida e a gente consiga acabar com a violência de gênero”.

As participantes também compartilharam impressões e histórias de superação. A campeã dos 10 km, Adriana Maria, ressaltou a relevância do tema e contou como a corrida transformou sua vida. “Foi um tema maravilhoso, falar sobre a violência contra as mulheres. Comecei a correr quando enfrentei ansiedade e depressão, após meu marido ir trabalhar fora do Brasil. A corrida melhorou 95% da minha saúde. Foi uma corrida maravilhosa, nota 10 de 10”, elogiou.

Já a atendente Nádia Lira, segunda colocada nos 10 km, destacou o impacto social da iniciativa. “Achei um tema muito importante. Quando se fala em corrida, fala-se em saúde e bem-estar. Trazer isso para apoiar mulheres que sofrem violência faz com que as pessoas se conscientizem mais. A corrida está crescendo, e quando você junta isso a uma causa tão necessária, tudo ganha ainda mais importância.”

Na prova feminina de 5 km, a primeira colocada foi Aline Oliveira, que também viu no esporte um caminho para superar dificuldades emocionais. “A corrida pra mim é muito importante. Estava passando por uma fase difícil, com crise de ansiedade. Com treinos, consegui melhorar e até subir em alguns pódios. Além de se exercitar, ajuda muito na saúde. E é muito importante estar aqui combatendo a violência contra as mulheres”, afirmou.

Mais do que uma atividade esportiva, a iniciativa teve como foco incentivar o bem-estar, fortalecer a autoestima e reforçar a presença das mulheres nos espaços urbanos, promovendo autonomia e protagonismo. Durante a corrida a Secretaria de Defesa Social (SDS) ofereceu o serviço de emissão da nova carteira de identidade.

Ao longo da manhã, participantes trouxeram amigas, familiares e vizinhas, ampliando o clima de união e celebração. Com o sucesso da estreia, o Circuito já deixa expectativa para as próximas edições, reforçando a autonomia e o protagonismo feminino. Além de estimular hábitos saudáveis, ampliando a participação feminina no esporte.

Carlos Peruca 09 dez 2025 - 14:39m

0 Comentários

Deixe uma resposta


RECIFE É PRA FICAR DE NOVEMBRO 2025
Governo Pe – INFORMES  NOVEMBRO
São Lourenço – provisório 27/08
Prefeitura de Tracunhaém

Governo Pe – INFORMES  NOVEMBRO
São Lourenço – provisório 27/08
RECIFE É PRA FICAR DE NOVEMBRO 2025
Prefeitura de Tracunhaém