Prefeitura do Jaboatão forma novos alunos em Libras e reforça compromisso com a inclusão
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva da Mulher, Família e Pessoa com Deficiência, realizou, nesta sexta-feira (19), a formatura de 49 alunos da 2ª turma do Curso de Formação em Libras 2025, “Comunica Libras”. A solenidade aconteceu no auditório do Ambulatório Especializado Ensino Serviço (AEES), em Prazeres.
O evento reuniu formandos de quatro turmas do curso — três do nível básico e uma do avançado — para a entrega dos certificados de uma formação com duração de um ano. A qualificação é ofertada para servidores municipais, familiares de pessoas com deficiência auditiva e demais interessados em aprender Língua Brasileira de Sinais.
Além da certificação, o encontro também foi marcado pelo diálogo sobre a ampliação do curso, com a previsão de abertura de novas turmas em 2026, fortalecendo o direito à comunicação e promovendo a inclusão das pessoas com deficiência auditiva no município.
A formação faz parte das diretrizes da gestão do prefeito Mano Medeiros. “As políticas municipais de inclusão reafirmam o nosso compromisso com a promoção da igualdade de oportunidades, o respeito às diferenças e a garantia de direitos”, destacou o prefeito.
O curso, ofertado gratuitamente em parceria com o Centro Municipal de Formação (CMF), é realizado na Casa da Cultura – Básico II, em Jaboatão Centro; no Espaço Mulher Empreendedora e na Casa dos Conselhos, ambos em Piedade; além do CRAS de Vila Rica, também em Jaboatão Centro.
A secretária executiva da Mulher, Família e Pessoa com Deficiência, Juliana Paranhos, ressaltou a importância da capacitação. “Esse é um marco importante para o avanço da comunicação inclusiva. Jaboatão segue investindo em qualificação e em políticas públicas que promovem a inclusão de forma efetiva e transformadora”, afirmou.
Já o coordenador do Centro Municipal de Formação, Marcelo Rocha, destacou o papel da iniciativa na troca de experiências e na qualificação dos participantes. “Essa formação reforça o compromisso de Jaboatão em ser um município cada vez mais inclusivo e preparado para atender a todos os jaboatonenses”, concluiu.



Deixe uma resposta