Secretário estadual de Meio Ambiente, Daniel Coelho, reforça celeridade no licenciamento para obras emergenciais na orla de Jaboatão
O documento foi entregue ao órgão há uma semana e a previsão é que o Governo Municipal receba a autorização com o prazo total de 15 dias
O secretário estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Daniel Coelho, reforçou o compromisso do Governo de Pernambuco em dar celeridade ao projeto entregue pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes à Companhia Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH) para a emissão do licenciamento e permitir o início das obras emergenciais contra erosão costeira no município. Segundo ele, o documento foi entregue ao órgão há uma semana e a previsão é que o Governo Municipal receba a autorização com o prazo total de 15 dias.
O projeto emergencial, executado pela Prefeitura, contempla intervenções em dois pontos: um trecho de aproximadamente 250 metros entre o Residencial Candeias II e a Rua Major Médico Vicente Fonseca de Matos, e outro de 130 metros, nas proximidades da Rua Gilberto Carlos Zazar, na divisa entre Candeias e Barra de Jangada. O serviço prevê a implantação de um muro de enrocamento aderente, estrutura formada por camadas de pedras de diferentes tamanhos, para absorver a energia das ondas e proteger as construções. O projeto inclui escavação, nivelamento do terreno e colocação de manta geotêxtil para estabilização do solo e prevenção da perda de sedimentos.
Daniel Coelho informou que está em andamento um estudo metropolitano para as obras de engorda das praias, com um investimento de R$ 18 milhões, autorizado pela governadora Raquel Lyra. “Com esse trabalho, permitirá o fornecimento de informações detalhadas para avançar até a execução das obras de recuperação da faixa de areia, que é mais um compromisso do Governo de Pernambuco com os municípios dessa região. Posteriormente, o nosso planejamento é seguir adiante nas praias do Litoral Sul”, afirmou o secretário.



Deixe uma resposta