Igarassu caminha para uma iluminação 100% LED
Substituição de 387 lâmpadas foi concluída ontem e integra o Programa Ilumina PE, de substituição de lâmpadas antigas pelas de tecnologia LED
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), concluiu a primeira etapa dos trabalhos de iluminação pública em Igarassu, com a substituição de 387 lâmpadas antigas por lâmpadas de LED, mais econômicas, totalizando investimentos de R$ 247.395,65
A entrega das 17 últimas unidades ocorreu na quinta (7), com a presença da prefeita do município, Elcione Ramos, e do secretário executivo de Desenvolvimento Urbano da Seduh, Francisco Sena.
Professora Elcione, como é conhecida a prefeita, afirma que a área urbana de Igarassu já é 100% LED, do inglês Light Emitting Diode, ou seja, diodo emissor de luz e que o município caminha para modernizar a iluminação também nas áreas rurais.
“Agora faremos mais 400 substituições de lâmpadas, cobrindo parte da área rural de Igarassu, e 189 na PE-14” , adianta Francisco Sena.
Desde 2023, o Governo de Pernambuco já executou a substituição de mais de 20 mil lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio por luminárias LED em todo o Estado. Somando-se à licitação agora lançada, serão mais de 100 mil pontos trocados até dezembro de 2026.
O programa Ilumina PE leva iluminação a áreas de maior vulnerabilidade social e criminalidade, garantindo mais segurança para a população e contribuindo para uma maior eficiência energética. Atualmente, o programa está em curso em duas frentes: em parceria com a Neoenergia e com execução direta pela Seduh.
Já teve dez etapas licitadas, cinco delas concluídas e duas em execução. Está em curso novo processo licitatório, para a execução de 81.290 novos pontos de LED. Serão quatro lotes que contemplarão todas as regiões de desenvolvimento do Estado, com investimento total previsto de R$ 103.749.948,18.

O Ilumina PE integra o programa Juntos pela Segurança, política pública voltada à redução da criminalidade por meio da modernização da infraestrutura urbana. Os objetivos são reduzir índices de criminalidade em áreas de risco, favorecer o tráfego de veículos e pedestres, valorizar empreendimentos e contribuir para a preservação do patrimônio urbano.




Deixe uma resposta