Destaques HSE alerta sobre os cuidados com o câncer de boca

HSE alerta sobre os cuidados com o câncer de boca


A doença é silenciosa e grave, mas altamente prevenível e curável.

Para reforçar a campanha de prevenção ao câncer de boca, lembrada no mês de novembro, o Hospital dos Servidores do Estado (HSE) alerta sobre os cuidados com a doença, também chamada câncer da cavidade oral, que pode atingir lábios, língua, gengiva, assoalho da boca, bochechas e céu da boca.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), Pernambuco registra cerca de 520 novos casos de câncer de boca por ano, sendo o Recife responsável por mais de 40% dessas notificações. É o quinto tipo de câncer mais comum entre homens no estado. Tem maior incidência em homens mais velhos, com mais de 40 anos, especialmente com histórico de tabagismo e álcool.

A dentista do HSE, Jeanne Falcão alerta sobre o aparecimento de alterações na cavidade bucal. “Feridas que não cicatrizam, manchas brancas ou avermelhadas, nódulos, sangramentos ou lesões persistentes devem ser avaliadas por um dentista ou médico o quanto antes. Quanto mais cedo a lesão for identificada, maior é a chance de cura em 80% dos casos diagnosticados na fase inicial. Porém, se for detectado em estágio avançado, com metástase, ou margens cirúrgicas comprometidas, o prognóstico piora. Logo, a detecção precoce faz toda a diferença”, reforça a profissional.

Quanto ao tratamento, a cirurgia é uma opção comum para o câncer de boca, especialmente em estágios iniciais, como explica o oncologista Marcelo Ferraz. “A cirurgia pode envolver a remoção do tumor e de tecidos adjacentes, incluindo linfonodos afetados. O objetivo é remover completamente o câncer e preservar a função e a estética da região. Em casos mais avançados, o procedimento pode ser combinado com tratamentos adjuvantes, como radioterapia e/ou quimioterapia, para eliminar células cancerígenas remanescentes e reduzir o risco de recidiva”.

No âmbito odontológico hospitalar, além do oncologista ou cirurgião de cabeça e pescoço, o dentista hospitalar tem papel importante para avaliação pré-operatória, preparo bucal, acompanhamento pós-tratamento, reabilitação oral e monitoramento de efeitos tardios, como inflamações chamadas osteonecrose, mucosite e xerostomia.

O atendimento dos pacientes com Câncer de Boca, no Hospital dos Servidores do Estado (HSE) é realizado no ambulatório de Cabeça e Pescoço, nas terças, quartas e quintas-feiras, das 7h às 9h.

Carlos Peruca 06 nov 2025 - 9:38m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Governo Pe – INFORME REGULARES 2025
São Lourenço – 10 outubro 2025
Prefeitura de Tracunhaém

São Lourenço – 10 outubro 2025
Governo Pe – INFORME REGULARES 2025
Prefeitura de Tracunhaém