1ª Festa da Farinhada de Jaboatão dos Guararapes reforça esporte, agricultura familiar e tradição cultural na Zona Rural
A manhã deste domingo (23) foi marcada por atividade esportiva, manifestações culturais e valorização do campo e da agricultura familiar durante a 1ª Festa da Farinhada do Jaboatão dos Guararapes. O evento, promovido pelo grupo Corrida Cultural em parceria com a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esportes, reuniu dezenas de participantes, entre atletas profissionais e amadores, turistas e moradores da região.
A programação contou com corrida e caminhada, partindo da Colônia Salesiana (Colônia dos Padres) até o atrativo de Turismo Rural Aconchego Família Rural, no Engenho Penanduba. Na chegada, o público acompanhou apresentações de Monike Carvalho, Mateus e Katilinda e do grupo Magia Nordestina. Também foi possível degustar os variados alimentos e produtos beneficiados pelos agricultores da Zona Rural. No local, uma casa de farinha tradicional permitiu que os visitantes acompanhassem de perto todo o processo de transformação da mandioca em farinha.
O prefeito Mano Medeiros participou de todas as atividades da Festa da Farinhada destacando a importância dos agricultores familiares para o desenvolvimento rural. “Aqui estamos valorizando toda essa tradição da Zona Rural e o trabalho que esses agricultores desenvolvem no dia a dia. É uma oportunidade de mostrar o quanto nossa área rural é rica em produtos e tem um povo muito guerreiro e extremamente receptivo, por isso o Turismo Rural é o sucesso que é”, destacou.
Para a gestora do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS) do municipio, Andréa Medeiros, a festa evidencia o potencial turístico e econômico da região. “É sempre uma alegria e uma emoção estar aqui com esses amigos. São famílias inteiras dedicadas às atividades rurais e que nos enchem de orgulho como jaboatonenses. A gestão do prefeito Mano quer, cada vez mais, reforçar as possibilidades de valorizar nossos agricultores familiares e tudo o que eles produzem e oferecem nos engenhos. E hoje foi ainda mais especial, porque o roteiro iniciou na Colônia dos Padres, uma casa Salesiana que por muito tempo foi minha família diária e que continua fazendo parte da minha história”, afirmou.
Primeiro lugar entre as mulheres na corrida, Gabriela Maria, do Conjunto Muribeca, elogiou o trajeto pelas estradas de barro que passaram pela Colônia Salesiana, Engenho Palmeira e Penanduba. “Comecei a correr há um ano e já faço 10 quilômetros. Esta foi a primeira vez correndo na Zona Rural do Jaboatão dos Guararapes e gostei muito”, contou.




Deixe uma resposta