
Prefeitura de Carpina realiza semana inédita em alusão ao Dia da Menina
O dia 11 de outubro é marcado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o “Dia da Menina”, com o objetivo de reconhecer direitos e desafios que elas enfrentam. Em alusão à data, a Prefeitura de Carpina, por meio da Secretaria da Mulher, realizou uma semana de atividades educativas e de conscientização. A iniciativa é inédita no município.
A programação da semana incluiu contação de histórias, palestras educativas, visitas especiais e atividades lúdicas. As ações foram realizadas do dia 06 ao dia 10 de outubro nas escolas de Chã do Meio e da Aparecida, na Zona Rural. No próximo ano, a Secretaria da Mulher pretende expandir o projeto para alcançar ainda mais escolas e crianças.
A secretária da Mulher, Izaura Pessoa, destacou a importância de comemorar a data: “Esse dia serve para lembrar que as meninas trabalham e são muito mais exploradas que os meninos. Estamos lutando por igualdade de gênero, combatendo o casamento precoce, a gravidez precoce, o trabalho infantil, a violência doméstica e a evasão escolar”, afirmou.
A fim de ajudar as crianças a entenderem situações de alerta com o próprio corpo, os pequenos ouviram uma história, de forma lúdica e educativa, sobre os sinais “amarelo, vermelho e verde”. As crianças também foram alertadas sobre a importância de pedir ajuda quando não se sentirem seguras.
A oficina “Seja aquilo que você quiser” incentivou as meninas a sonharem alto e acreditarem no seu potencial. A atividade abordou a importância dos estudos e da preservação da infância, combatendo problemas como casamento e trabalho infantil. Além disso, incentivar as meninas a escolherem qualquer profissão que desejarem foi uma das prioridades da iniciativa.
As crianças realizaram visitas ao gabinete da prefeita, à Câmara de Vereadores, à Unidade Mista e ao Fórum. O objetivo foi apresentar que há mulheres ocupando diferente funções e profissões, sejam vereadoras, juízas, médicas ou prefeita.
Para finalizar a semana, as mães das crianças foram convidadas para uma roda de conversa nas escolas. Além de palestras de conscientização sobre o papel e a busca da valorização da mulher na sociedade, as meninas e mulheres também receberam bonecas de pano confeccionadas por alunas de uma oficina da Secretaria da Mulher. Para as mães, as pequenas bonecas serviram como uma forma de lembrar das meninas que elas já foram e que ainda moram dentro delas.
Com o projeto, a Prefeitura de Carpina segue cuidando e conscientizando nossas crianças. Afinal, as meninas de hoje são as mulheres de amanhã.
Deixe uma resposta