Destaques Mudança de rota na direita leva lideranças ao Partido Novo

Mudança de rota na direita leva lideranças ao Partido Novo


Um movimento de reacomodação no campo da direita, na Região Metropolitana do Recife, ganhou contornos oficiais nesta semana com a filiação do empresário Cacau Nunes ao Partido Novo. O ato, realizado na quarta-feira (15) na sede estadual da sigla, no bairro da Torre, no Recife, contou com a presença do presidente estadual, Tecio Teles, e dos vereadores Felipe Alecrim e Eduardo Moura, e marcou a saída de Nunes do PL após conquistar uma primeira suplência de vereador nas eleições de 2024.

O empresário — que assumirá de imediato a presidência do Novo em Paulista — vinculou a mudança a um desalinhamento com a política tradicional local e a uma tentativa de reconstrução de uma alternativa liberal de gestão, que se some ao conservadorismo nos costumes . “O Novo tem o mesmo DNA que eu carrego. Acredito que só com integridade e competência na gestão pública conseguiremos mudar o nosso município, o Estado e o país”, disse. Segundo ele, pesou na decisão “a indignação com a velha política, com os desvios de conduta sendo normalizados, com a falta de consequência ética”.

A migração de Cacau Nunes não é isolada. Outras lideranças da direita em Paulista, igualmente insatisfeitas, negociam ou já confirmaram adesão ao Novo com vistas às eleições de 2026. A avaliação é que os partidos se distanciaram dos princípios liberais e conservadores, perdendo o foco em responsabilidade fiscal, integridade ética e governança.

Em discurso de filiação, Nunes — conhecido no meio empresarial, sobretudo no setor educacional — projetou metas explícitas: reorganizar a base municipal do Novo, atrair nomes do empresariado e movimentos cívicos e conservadores e iniciar, ainda em 2025, uma agenda de debates e encontros preparatórios para a montagem de chapas competitivas para o próximo pleito. “Queremos oferecer à população uma alternativa verdadeiramente de direita, consistente e moderna para 2026”, afirmou.

Com a presidência municipal nas mãos de Nunes, a direção estadual do Partido Novo aposta que Paulista será um dos polos de expansão da legenda na Região Metropolitana. O plano — declarado pelas lideranças recém-chegadas — é ocupar o espaço aberto pelas fraturas internas na direita local e testar nas urnas, já em 2026, um discurso que combine austeridade econômica com discurso conservador nos costumes.

Carlos Peruca 21 out 2025 - 17:34m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Prefeitura de Tracunhaém
RECIFE É PRA FICAR DE NOVEMBRO 2025
Governo Pe – INFORMES  NOVEMBRO
São Lourenço – provisório 27/08

São Lourenço – provisório 27/08
Governo Pe – INFORMES  NOVEMBRO
Prefeitura de Tracunhaém
RECIFE É PRA FICAR DE NOVEMBRO 2025