Destaques Governo de Pernambuco leva diferentes grupos da cultura popular e tradicionais blocos carnavalescos ao “Mardi Gras em Recife”

Governo de Pernambuco leva diferentes grupos da cultura popular e tradicionais blocos carnavalescos ao “Mardi Gras em Recife”


O encontro do tradicional carnaval do jazz da cidade norte-americana de Nova Orleans com o de Pernambuco ganhou as ruas do Bairro do Recife, levando muita música e folia em sua primeira edição; ação contou com o apoio da Fundarpe e Secult-PE

Intercâmbio cultural, com muita música e folia fora de época pelas ruas do Bairro do Recife – esse foi o clima de quem conferiu a primeira edição do “Mardi Gras em Recife”, no último final de semana, na sexta-feira (3) e sábado (4). Em sua primeira edição, a ação, que contou com o apoio do Governo de Pernambuco, por meio do apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), teve como mote a junção do tradicional carnaval do jazz da cidade norte-americana de Nova Orleans com o Carnaval de Pernambuco e o frevo, principal manifestação do festejo e que carrega o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

“Foi um final de semana de grande intercâmbio entre Nova Orleans, o seu carnaval e o nosso. O Governo do Estado participou através da nossa cultura popular, que é uma pauta prioritária da gestão Raquel Lyra, trazendo diversas expressões de todo o Pernambuco, promovendo diversos encontros entre grupos e agremiações, ressaltando a força da nossa multiculturalidade. Foram dois dias de partilha de muita alegria e música, em uma programação dedicada a todos os públicos”, destacou a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.

Iniciando na Avenida Rio Branco e seguindo pelas principais vias do bairro, como a Rua do Bom Jesus e a Rua da Guia, a programação contou com a participação do tradicional Cortejo Brincantes de Pernambuco. Em seu primeiro dia, foi a vez da ação trazer às ruas grandes nomes da cultura popular do Estado, como o Clube Vassourinhas de Olinda – Patrimônio Vivo de Pernambuco –, o Urso do Bairro Novo de Ribeirão, o Maracatu Pavão Misterioso de Aliança, o Sambadeiras, o Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos, os Papangus de Bezerros e a Orquestra de Jazz Mardi Gras, com o Maestro José Henrique.

“O Cortejo Brincantes de Pernambuco faz com que os nossos mestres e os grupos de cultura popular tenham esses espaços para transmitirem os seus saberes, suas tradições, suas artes, para que as gerações do presente e do futuro cresçam valorizando as nossas referências culturais”, destacou a presidente da Fundarpe, Renata Borba.

Já na tarde do sábado (4), o Boi da Macuca e o Galo da Madrugada se uniram em um verdadeiro arrastão cultural, em um encontro inédito. Os dois tradicionais símbolos do Carnaval do Estado emocionaram um público misto de fiéis foliões, turistas e visitantes, que se renderam à mistura de ritmos e caíram na dança.

Para o diretor de Eventos do Galo da Madrugada, Robson Mello, a programação promoveu um momento especial para os amantes do Carnaval. “Foi um sentimento maravilhoso estar juntando o frevo de Pernambuco com outros ritmos. É muito legal essa união com o Boi da Macuca aqui, porque nós somos parceiros de carnaval e é a primeira vez que nos encontramos assim para festejar”, comentou Robson Mello, diretor de Eventos do Galo da Madrugada.

O encontro também foi marcante para o produtor cultural do Boi da Macuca, Rudá Rocha. “Foi algo indescritível encontrar o Galo da Madrugada, no meio do bairro do Recife, uma das agremiações que é símbolo do carnaval pernambucano e que acorda todo o mundo cedo no sábado de Zé Pereira para começar a festa que a gente tanto ama. Sentimos um misto de gratidão e de uma responsabilidade enorme de continuar o legado de todos os pernambucanos que fazem a nossa grande festa acontecer”, destacou.

Cortejo Brincantes de Pernambuco

O projeto, realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), vem colocando a cultura popular pernambucana nas ruas de diversas cidades do Estado durante todo o ano. A iniciativa está presente em importantes ciclos festivos, como o Carnaval e o São João, além de participar também de grandes eventos locais, como o Festival Pernambuco Meu País e o REC’n’Play, chegando agora pela primeira vez ao “Mardi Gras em Recife”.

Carlos Peruca 07 out 2025 - 9:19m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Banner São Lourenço – Outubro 2025
Prefeitura de Tracunhaém
RECIFE É PRA FICAR DE OUTUBRO 2025
Governo Pe – INFORME REGULARES 2025

RECIFE É PRA FICAR DE OUTUBRO 2025
Governo Pe – INFORME REGULARES 2025
Prefeitura de Tracunhaém
Banner São Lourenço – Outubro 2025