Destaques “Enquanto alguns ignoram a importância das ações afirmativas, o Recife avança na concretização de direitos”, destaca Marco Aurélio Filho 

“Enquanto alguns ignoram a importância das ações afirmativas, o Recife avança na concretização de direitos”, destaca Marco Aurélio Filho 


No Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física,  o Secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife destaca as ações da cidade para promoção da inclusão, cidadania e acessibilidade.

Neste sábado (11/10), data em que é celebrado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física, o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho, destacou a importância de tratar a inclusão, a acessibilidade e o respeito como pautas cotidianas. “Inclusão se faz com políticas públicas concretas e respeito diário. Não podemos admitir que pessoas com deficiência ainda encontrem barreiras físicas, sociais e atitudinais em nossa cidade. Estamos trabalhando diariamente para mudar essa realidade”, afirmou em vídeo publicado nas suas redes sociais.

Como parte das ações voltadas para a promoção da qualidade de vida e da participação social, Marco Aurélio Filho destacou o sucesso do “Praia Sem Barreiras”, iniciativa que oferta banho de mar assistido para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida com toda a estrutura de apoio necessários. “Recife é a única cidade de Pernambuco em que o “Praia Sem Barreiras” está em pleno funcionamento, é um compromisso do prefeito João Campos e também um exemplo de como podemos, com esforço conjunto, garantir o direito ao lazer e ao bem-estar”, completou.

A Secretaria de Direitos Humanos e Juventude foi reconhecida nacionalmente pelo protocolo de identificação de crianças nos grandes eventos, servindo de modelo para o Brasil a ser implementado na COP 30. Além disso, o “Carnaval de Direitos” e o “São João de Direitos” ampliaram e inovaram a inclusão nas festas com Espaço Acessibilidade, rota acessível; serviços de audiodescrição, intérpretes de libras, abafadores de ruído e espaço para famílias atípicas. 

Outro ação realizada pela Secretaria de Direitos Humanos e Juventude foi a posse dos novos conselheiros e conselheiras do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Recife (COMUD/Recife) realizada na última sexta-feira (10/10) como parte das ações de fortalecimento da sociedade civil. A entidade completa 20 anos de história e atuação em defesa dos direitos desse público. 

Marco Aurélio Filho destacou que a Prefeitura do Recife segue com uma agenda permanente de debates, ações e políticas voltadas para a garantia de direitos, com foco na inclusão, no combate à discriminação e no fortalecimento da participação social. Em paralelo ao avanço das ações de inclusão do Recife, o Secretário lamentou que a violência institucional e a falta de prioridade com as pautas de inclusão ainda sejam realidades. 

“Enquanto vemos retrocessos em outras esferas, no Recife avançamos. Desde 2023, temos a Lei Municipal nº 19.181/2023, que garante 30% das vagas reservadas para pessoas negras, pardos e povos originários nos concursos públicos e seleções simplificadas do município. Enquanto alguns ignoram a importância das ações afirmativas, o Recife avança na concretização de direitos”, completou Marco Aurélio.

Foto: Fotos: Vanessa Alcântara

Carlos Peruca 12 out 2025 - 14:14m

0 Comentários

Deixe uma resposta


São Lourenço – 10 outubro 2025
Prefeitura de Tracunhaém
RECIFE É PRA FICAR DE OUTUBRO 2025
Governo Pe – INFORME REGULARES 2025

Governo Pe – INFORME REGULARES 2025
RECIFE É PRA FICAR DE OUTUBRO 2025
Prefeitura de Tracunhaém
São Lourenço – 10 outubro 2025